Inscrições para os editais do Preme e Promove 2024 encerram no 14 de dezembro

Foto: Divulgação / ADS

Os editais foram lançados pelo Governador Wilson Lima no dia 14 de novembro de 2023 e serão encerrados no dia 14 de dezembro…

O Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), está com os editais abertos do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e do Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove), lançados no último mês de novembro, pelo governador Wilson Lima. Os interessados podem realizar as inscrições até quinta-feira, 14 de dezembro de 2023.

Os programas são realizados em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

Com objetivo de fornecer alimentos regionais para o programa Preme, foram credenciados, até o momento, cerca de 358 interessados entre produtores e organizações (associações e cooperativas). Para 2024, está prevista a entrega de mais de 32 unidades de gêneros alimentícios às escolas estaduais do Amazonas.

“Buscamos intensificar nesses últimos dias as inscrições no Preme na região metropolitana e durante a 45ª Expoagro, para garantir a participação dos produtores, cooperativas e associações, visando obter sucesso no programa em 2024,” explicou a diretora da ADS, Lionilde Gonzaga.

Os alimentos que serão destinados são: Abacaxi, abóbora, banana pacovã, banana-prata, banana-prata orgânica, bananada, cheiro verde, cheiro verde orgânico, couve folha, couve folha orgânica, laranja regional, limão regional, macaxeira in natura, mamão, mamão orgânico, maxixe verde, melancia, pimenta-de-cheiro, pimenta-verde, repolho verde e repolho verde orgânico

Também serão constam tangerina, batata-doce, cará roxo, carne bovina em cubos congelada, carne bovina moída, filé de peixe regional congelado, filé de pirarucu congelado, ovo de galinha, farinha de mandioca torrada amarela, farinha de mandioca torrada branca, farinha de tapioca, polpa de açaí congelada, polpa de frutas. Ao todo, serão destacados cerca de R$ 35 milhões para a execução do programa para o próximo ano.

O edital do Promove também encerra as inscrições na quinta-feira (14/12). O programa, que incentiva o Polo Moveleiro, garante móveis usando matéria-prima sustentável nas redes de ensino escolar. Para 2024, está previsto o destaque orçamentário de R$ 8.131.744,50 milhões.

No total, serão confeccionados os seguintes mobiliários: quadro branco, quadro de aviso, armário 2 portas, armário 12 portas, conjunto professor, mesa para escritório com 3 gavetas, conjunto mesa refeitório, mesa para reunião, bancos para mesa de refeitório, mesa para computador, banco para laboratório de ciências, estante vazada, arquivo com 4 gavetas. Até o momento, foram credenciados mais de 32 interessados.

“A ADS está empenhada em dar o suporte necessário aos profissionais do polo moveleiro, buscando integrar todos nesse programa e garantir móveis de qualidade, produzidos por eles com madeira legal e sustentável nas escolas do nosso estado,” ressalta Eliane Ramos, coordenadora do programa na ADS.

Credenciamento

As inscrições para os editais em Manaus estão sendo realizadas na sede da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), 1º andar, na Avenida Carlos Drummond de Andrade, Nº 1.460, bairro Japiim, zona sul. O horário de atendimento ao público é das 08h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

No interior do estado, as inscrições são realizadas nas unidades do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). Pela internet, é preciso enviar os dados necessários para os seguintes e-mails: credenciamento.preme@gmail.com, para interessados em fornecer alimentos; e credenciamento.promove@gmail.com, para interessados em fornecer móveis.

Os editais também podem ser acessados no site da ADS, por meio do link: http://www.ads.am.gov.br. Ainda é possível solicitar esclarecimentos e demais informações pelo WhatsApp: (92) 99281-7279.