Itacoatiara e Santo Antônio do Içá têm inscrições abertas para o Provão Eletrônico da SEDUC-AM

FOTO: Eduardo Cavalcante e Euzivaldo Queiroz

Iniciativa busca oportunizar a conclusão do Ensino Fundamental ou Médio àqueles que estão fora do período regular de ensino…

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto abre, nesta segunda-feira (20/02), as inscrições para o Provão Eletrônico nos municípios de Itacoatiara e Santo Antônio do Içá (respectivamente distantes 176 e 880 quilômetros de Manaus). Os interessados devem se matricular de forma on-line, pelo link http://examesupletivo.seduc.am.gov.br/, ou presencialmente em seus respectivos municípios, até o sábado (25/02). As provas serão realizadas entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março.

Para realizar as inscrições de maneira presencial, os estudantes devem se dirigir às Coordenadorias Regionais de Educação dos seus respectivos municípios. Em Santo Antônio do Içá, as matrículas também acontecem na Secretaria Municipal de Educação da localidade.

As provas serão realizadas no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Dom Jorge Maskell, em Itacoatiara, e na própria Secretaria Municipal de Educação, em Santo Antônio do Içá. Segundo a gerente do Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), Kátia Menezes, a Secretaria de Educação irá disponibilizar todo o corpo técnico necessário para a aplicação das provas.

“Enviaremos aplicadores a esses e a outros municípios futuros que realizarão provas. Também verificamos, junto às coordenadorias regionais, situações referentes a internet e equipamentos de aplicação”, aponta a gerente, acrescentando que a expectativa é de que o Provão seja realizado em 15 municípios do interior até o final do primeiro semestre deste ano, com 6 mil vagas disponibilizadas.

Documentação

Na data da realização da prova, o candidato deverá se dirigir ao local escolhido, munido do comprovante de agendamento e do RG e CPF originais. Os candidatos precisam ter, no mínimo, 15 anos para fazer o Provão Eletrônico para o Ensino Fundamental, e 18 anos, para o Ensino Médio.

Sobre a prova

Com quantidades distintas de disciplinas, as provas do Ensino Fundamental e Médio contam com oito e 12 componentes curriculares, respectivamente. Cada componente tem 20 questões, e o aluno, no processo de agendamento, pode solicitar a realização de até quatro disciplinas por turno.

 

As disciplinas que constam no edital do Provão do Ensino Fundamental são: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Educação Física, Inglês e Arte. E nas provas do Ensino Médio, a grade permanece, porém, com a exclusão de Ciências, e a inclusão de Química, Física, Biologia, Sociologia e Filosofia.

Para ser aprovado, é necessário acertar o mínimo de 60% das questões, ou seja, ter uma nota igual ou superior a 6,0. Todo o conteúdo programático está disponível no mesmo site da inscrição, examesupletivo.seduc.am.gov.br.

Em caso de aprovação em todos os componentes curriculares, o candidato deve solicitar o certificado por meio do e-mail gaeed@seduc.net, ou na coordenadoria regional de educação do seu município. Em 2022, mais de 12 mil alunos do interior do estado realizaram o Provão Eletrônico.