Jornada Pedagógica no Amazonas trabalhará nova BNCC com professores da rede estadual

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto promove, entre os dias 3 e 5 de fevereiro, a sua Jornada Pedagógica para o ano letivo de 2020. Durante este período, todas as unidades de ensino da rede estadual receberão atividades de integração e estudos voltadas aos professores e demais profissionais da Educação. A iniciativa, que terá como tema a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visa fortalecer o processo educativo do Amazonas, por meio da análise de indicadores educacionais, valores e cultura das escolas.

Segundo o secretário executivo adjunto Pedagógico, professor Raimundo Barradas, a Jornada Pedagógica é um dos momentos essenciais para a equipe gestora, pedagógica e docente da secretaria. “É nesse encontro, marcado pelo intenso diálogo, que a equipe define as metas da instituição e revê os planos pedagógicos, a fim de alcançar resultados satisfatórios, garantindo, assim, o direito de aprendizagem de todos os estudantes”, destacou.

De acordo com a diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), Hellen Matute, a iniciativa representa o momento mais importante do ano letivo. “Tudo o que fazemos na vida requer um planejamento. Nós precisamos dessa parada, no início do ano, para receber nossos professores, debater ideias e traçar metas para serem alcançadas ao longo do ano letivo de 2020”, afirmou.

Durante a Jornada Pedagógica, as escolas da rede estadual elaborarão o seu calendário de atividades para o ano (festivais, exposições, etc.) e promoverão debates sobre plano de gestão, Projeto Político-Pedagógico (PPP), conselho de classe e Associação de Pais, Mestres e Comunitários (APMC), dentre outras temáticas referentes ao ambiente escolar. “Por isso, é importante esse momento de acolhimento e socialização entre os nossos professores”, acrescentou a diretora do Deppe.

Tema – Todo ano, a Jornada Pedagógica possui um tema, e em 2020 ela trabalhará os desafios para implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas do Amazonas. O documento, que será implantado no próximo ano, começará a ser tratado pelas unidades de ensino Estado já neste ano letivo.

“A implementação da BNCC é um tema bastante atual, então precisamos discutir e esmiuçá-lo. Neste ano, inclusive, as formações do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan) serão todas em cima desta temática”, revelou Hellen Matuti.

Solenidade – Na manhã do dia 5 de fevereiro, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto realizará uma solenidade no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV), localizado na zona centro-sul de Manaus. A cerimônia será transmitida para o interior do estado, via Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), e coroará as atividades da Jornada Pedagógica.

O evento, voltado a gestores (capital e interior), professores e coordenadores distritais de Educação, contará com apresentações musicais e palestra com Lilian Bacich. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP) e mestra em Psicologia da Educação, ela participará de um bate-papo sobre “BNCC e os novos rumos da Educação no Amazonas”.