Josué Neto homenageia cirurgiões-dentistas e reafirma importância da categoria nas UTIs do AM

Cirurgião dentista Norbi Rodrigues Correia, entre Josué Neto e Saullo Viana recebe a Placa/Foto> Joel Arthus

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, na manhã de hoje, quinta-feira (31), uma Sessão Especial para homenagear os cirurgiões-dentistas do Amazonas. O presidente da Assembleia, Josué Neto, foi o autor da homenagem e destacou a importância do profissional também nas UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva).

“A presença dos dentistas dentro das UTI’s é extremamente necessária porque as principais causas de infecções dentro das UTI’s começam pela boca e o dentista é fundamental para identificar estes sinais nos pacientes. Infelizmente o poder público ainda não colocou isso como prioridade, porém é uma bandeira nossa nestes 18 meses dessa legislatura. Estaremos atentos para cobrar do prefeito, do governador, para que tenhamos nas UTI’s mais profissionais atuando nessa área no Amazonas”, afirmou Josué Neto.

O deputado estadual Saullo Vianna (PPS) representou os demais deputados e também destacou o trabalho dos profissionais. “O nosso estado e o nosso país ainda carecem muito de estrutura no sentido de oferecer saúde bucal acessível à população” disse.

O cirurgião-dentista Davi Pita, discursou representando o Colégio Brasileiro de Odontologia de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e lamentou a falta de reconhecimento aos profissionais nas UTI’s. “Já existem vários trabalhos com os quais conseguimos reduzir a permanência de pacientes na UTI em até 60% e a UTI tem um custo. E se o dentista consegue essa redução ele não pode ser visto apenas como um número, um custo, porque representamos uma economia para a saúde pública e bem estar para os pacientes”, disse.

José Hugo Cabral Seffair, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas falou do quanto a atuação dos cirurgiões-dentistas podem gerar eficiência no tratamento hospitalar, RM termos de economia e rotatividade de leitos, por exemplo.

Para a dentista Maria Julia Frota de Menezes, que trabalha há 33 anos na Assembleia, a homenagem do presidente sinaliza um reconhecimento tanto à categoria quanto aos dentistas que atuam na Casa. “Eu fiquei surpresa e feliz com a indicação, porque esse reconhecimento ainda não tinha acontecido na Casa e essa atitude do presidente Josué Neto já sinaliza para nós uma mudança no sentido de valorização da gente que trabalha no Centro Médico”, afirmou. Segundo ela o Dia Nacional do Cirurgião Dentista lembra ainda uma barreira a ser transposta pela categoria: a desvalorização no mercado de trabalho.

Uma placa de homenagem foi entregue ao cirurgião dentista Norbi Rodrigues Correia. Durante a solenidade também foram homenageados com Certificados de Honra ao Mérito cirurgiões-dentistas que se destacaram no exercício da sua profissão. Foram eles: David Alcântara de Oliveira Pita, Edilene Carneiro Melo, Monica Cristina Mota Lima (vice-presidente do Sindcdam), Marisa Franco de Sá Justiano, Cleber Nunes Alexandre, Waldirene Maria Palheta de Souza, José Cristovão do Rego Barros e Santos, Evandro da Silva Bronzi, Maria da Conceição Picanço, André Ribeiro Nunes e Maria Julia Frota de Menezes.