Justiça do Trabalho da 11ª Região realiza Ato Público contra o Trabalho Infantil

Banner/TRT11

Haverá o lançamento do 3º Concurso Cultural do TRT-11 voltado para alunos da rede pública do Amazonas e de Roraima…

Dia 12 de junho é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, quando houve a apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. De acordo com os últimos números oficiais divulgados pela Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad), em 2019, no Brasil havia 38,3 milhões de pessoas entre 5 a 17 anos de idade, das quais 1,8 milhão estavam em situação de trabalho infantil (4,6%). Desse total, 706 mil estavam ocupadas nas piores formas de trabalho infantil (Lista TIP).

A mesma pesquisa mostrou que o Amazonas possuía um índice de trabalho infantil de 6% da população do Estado entre 5 e 17 anos, representando 56,6 mil pessoas. O índice do Amazonas era maior que a média nacional, de 4,8%. Para sensibilizar a sociedade na luta contra o trabalho infantil, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) realizará um Ato Público na próxima segunda-feira, 12 de junho. O evento acontecerá às 8h30 na recepção da sede administrativa do TRT-11, localizada na Avenida Tefé, n° 930, bairro Praça 14, Manaus/AM.O Ato Público Alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil é uma realização do Comitê Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo e Aprendizagem do TRT-11, coordenado pela desembargadora corregedora Joicilene Jerônimo Portela. O evento terá a participação do presidente do Tribunal, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, e de representantes de instituições engajadas na luta contra o trabalho infantil. O Ato Público é aberto para a participação da sociedade.

Concurso cultural

Na ocasião, será lançado o 3º Concurso Cultural do TRT-11, com o tema “Sou família, não abro mão, também sou proteção”. Realizado desde 2021, o concurso premia os melhores trabalhos produzidos pelos alunos das escolas públicas dos estados do Amazonas e Roraima, divididos nas categorias de desenho, vídeo e redação. A novidade desta edição do concurso é a inclusão da categoria de música.

O objetivo do concurso é disseminar o combate ao trabalho infantil entre os alunos, mobilizando toda a família e também a sociedade para a importância em manter as crianças nas escolas, longe do trabalho infantil. O edital do concurso deste ano será publicado no dia 12, no portal do TRT-11. A cerimônia de entrega da premiação está prevista para acontecer dia 11 de outubro.(Assessoria)