Kamélia chega a Manaus e abre oficialmente o Carnaval 2020

Kamélia recebe a chave da cidade das mãos da secretária Conceição Sampaio/Foto>Márcio James e Nathalie Brasil /Semcom

O mais importante símbolo do carnaval de Manaus, a boneca Kamélia, chegou neste sábado(04), na cidade, com a proposta de resgatar os antigos bailes de salão nos clubes de Manaus. Ao som das tradicionais marchinhas, executadas pela Banda da Polícia Militar, a Kamélia recebeu as chaves de Manaus das mãos da secretária da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio, representando o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

Desde 2013, por lei do ex-vereador Arlindo Júnior, cuja missa de sétimo dia pelo seu falecimento foi celebrada também neste sábado, e sancionada pelo prefeito Arthur Neto, a chegada da Kamélia representa a abertura do calendário oficial das festas carnavalesca na cidade. O ato deste sábado também se reverteu em homenagem a Arlindo Júnior.

04.01.2019 Chegada da Kamélia. Foto: Nathalie Brasil/ Semcom

“Em nome do prefeito Arthur Neto nós temos o prazer de declarar oficialmente aberto o carnaval de Manaus. A boneca Kamélia representa exatamente o resgate da maior festa popular que nós temos e é muito importante esse momento e nós queremos que todos se envolvam para que tenhamos um carnaval tranquilo”, disse Conceição Sampaio.

04.01.2019 Chegada da Kamélia. Foto: Nathalie Brasil/ Semcom

Conceição fez questão de prestar homenagem ao artista Arlindo Júnior. “Foi exatamente por iniciativa dele que a chegada da Kamélia se tornou a abertura oficial do carnaval. Então é uma homenagem muito justa, muito merecida”, destacou.

O presidente do Olímpico Clube, detentor da Kamélia, Almério Botelho, disse que este ano o objetivo da Kamélia é fazer o resgate dos grandes carnavais de salão, com as marchinhas, o frevo e outros personagens símbolos do carnaval. “O carnaval tem vários segmentos: as escolas de samba, o carnaval de rua e também o carnaval de salão. Durante os últimos 10, 15 anos, houve uma troca dos salões pelas ruas, mas a população quer os bailes de carnaval de salão de volta, principalmente pelo seu encanto e pela segurança”, afirmou Almerinho.

Exatamente por isso, este ano ao invés de sambas executados pelas baterias de escola de samba, a Kamélia foi recebida ao som das marchinhas de carnaval e frevo executados pela Banda da Política Militar. Após a pequena cerimônia onde recebeu as chaves da cidade e de agraciar os presentes com seus bailados, a Kamélia embarcou em carro aberto em direção ao Olímpico Clube, na zona Oeste da cidade, onde abriu o primeiro baile de carnaval da cidade, fazendo outro resgate: o baile da Kamélia, que por muitos anos foi tradicional naquele clube e que deverá voltar a ser consagrado no calendário carnavalesco.

“Teremos muitas surpresas este ano, inclusive um encontro da Kamélia com outro personagem famoso do carnaval”, adiantou Almerinho.