O leilão de privatização da Amazonas Energia, distribuidora de energia da Eletrobras no Amazonas, que estava marcado para quinta-feira (25,) foi adiado para o dia de27 de novembro, de acordo com informações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável pelo certame.
De acordo com a Eletrobras, o motivo do adiamento é para que a empresa possa ultimar as tratativas de negociação das garantias com fornecedores de combustíveis.
Em comunicado ao mercado, a empresa disse que atendeu a um pedido de ontem (22) do Ministério de Minas e Energia (MME). Na última quarta-feira (18), dois dias após o Senado ter derrubado o projeto de lei que facilitava a privatização das distribuidoras de energia da Eletrobras, o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, disse que manteria o leilão.
O ministro argumentou que o projeto não era autorizativo para a venda das empresas, mas, sim, criava “mais atrativos” para os possíveis interessados. O anúncio da manutenção do certame foi feito durante a cerimônia de assinatura do contrato de concessão da Companhia Energética do Piauí (Cepisa), primeira das seis distribuidoras da Eletrobras a ser vendida, no mês de julho.
Esta é a segunda vez que o leilão da Amazonas Energia é adiado. Agora, o leilão está marcado para ocorrer às 10h00 do dia 27 do próximo mês, com previsão de entrega de proposta para o dia 21 de novembro, das 14h00 às 17h00. (Agência Brasil)