Mais de 200 jogos de futebol tiveram isenção da taxa de aluguel dos estádios pelo Governo do AM, em 2019

Arena lotada e clubes beneficiados com a isenção das taxas/Foto: Mauro Neto

O ano de 2019 foi histórico para o futebol profissional do Estado, com a volta de um time local à Série C do Campeonato Brasileiro e o retorno do torcedor aos estádios, com o Governo do Amazonas tendo papel essencial nessas conquistas, ao isentar os times locais do aluguel pelo uso da Arena da Amazônia e dos estádios Ismael Benigno e Carlos Zamith.

Foram mais de 200 jogos realizados pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) com a isenção da cobrança por parte da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, gerando uma economia de mais de R$ 700 mil para as equipes locais.

A isenção no aluguel desses espaços inclui, ainda, o não pagamento de quadro móvel, que inclui limpeza, manutenção e segurança dos locais nos dias de jogos. Com essa economia, os times puderam investir em contratações, estrutura e equipamentos, chegando a resultados como o alcançado pelo Manaus Futebol Clube, que levou mais e 44 mil torcedores à Arena da Amazônia na final da Série D do Campeonato Brasileiro, batendo o recorde de público do estádio.

O Manaus, que ficou com o vice-campeonato da Série D, além de utilizar os estádios para jogos sem o custo de aluguéis, também pôde usar a estrutura dos espaços para treinamentos, tudo sem qualquer cobrança por parte do poder público. Para o presidente do clube, Luiz Mitoso, o trabalho de incentivo do Governo do Amazonas foi fundamental nos resultados alcançados pela equipe, além de ser essencial para outros times locais.

“A ação de apoiar os clubes, arcar com essas despesas de quadro móvel, inclusive quando entregou as praças esportivas para o nosso time treinar, foi uma ajuda primordial. Este tipo de apoio é de suma importância para os dirigentes e clubes que querem a evolução dos times e, com isso, resgatar o futebol amazonense de outrora, colocar o time pelo menos numa série B”, explicou Mitoso.

O diretor-presidente da Fundação de Alto Rendimento do Amazonas (Faar), ligada à Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Caio André de Oliveira, destacou que, desde o início da nova gestão, o incentivo ao futebol local sempre foi uma prioridade para o governador Wilson Lima. Ele também ressaltou o ano singular que a categoria viveu.

“Foi um ano de crescimento espetacular para o futebol profissional amazonense. Prestamos toda a assistência necessária para o Manaus FC, que é o nosso grande representante na Série C e que reconquistou o gosto da população manauara de ir para o estádio. Com trabalho e dedicação, poderemos fazer muito mais em 2020” concluiu.

Categorias de base – Preocupado não apenas com o presente, mas com o futuro do futebol local, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, em convênio com o Instituto Rio Negro, também realizou em 2019 o Projeto Base Forte, que atuou no subsídio das despesas de partidas das categorias de base do futebol amazonense, além de fornecer aos times equipamentos e bolas para o treino.

A ideia do projeto foi de atender equipes de futebol de base devidamente registradas na FAF. Campeonatos de categorias como Sub-9, Sub-11, Sub-15, Sub-17 e Sub-21 foram realizados com o apoio do projeto, que contaram no ano passado com participação de clubes inclusive do interior do Estado.

Segundo o diretor executivo de Futebol de Base da FAF e coordenador do projeto, Tiago Durante, ideias como a do Base Forte são fundamentais para o crescimento e fortalecimento do esporte local. “A base é alicerce para qualquer clube. Para que ele tenha sucesso e uma boa continuidade do seu futebol profissional, é preciso que ela seja sólida e forte. Então investimentos nesse segmento são necessários”.

Tiago ressalta ainda que, além de render atletas para o futebol profissional dos clubes, as categorias de base podem se tornar um ativo financeiro para a equipe, com a venda de atletas.