Mais de mil itens bélicos reforçaram arsenal do Batalhão de Choque no Amazonas

O 1º Batalhão de Choque da Polícia Militar do Amazonas recebeu equipamentos balísticos e materiais químicos que aumentaram o poder de combate em situações que exijam a contenção de conflitos.

Este ano, o Governo do Amazonas renovou o arsenal e entregou para a tropa mais de mil itens, entre munições letais e não letais, gases de pimenta e de efeito moral, lançadores, granadas, capacetes e escudos à prova de balas.

Os materiais entregues ao Choque fazem parte dos mais de 29,5 mil itens bélicos distribuídos às Polícias Civil e Militar pelo governador Wilson Lima, este ano. São materiais oriundos de aquisições da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), emendas parlamentares e parcerias com o Governo Federal. Com eles, é possível melhorar a capacidade de trabalho dos policiais nas ruas.

“Não há nada melhor do que estar atuando com equipamento mais novo, mais moderno. É um material de qualidade e, com certeza, municia os policiais com melhores condições de trabalho, valorizando o policial na ponta”, salienta o comandante do Choque, tenente-coronel Agnelo Lima Júnior.

Além da renovação de seu arsenal bélico, o Batalhão de Choque realizou o estágio de Boinas Vermelhas, formando uma turma de policiais que vão atuar na tropa. Além do material, o comandante enfatiza o apoio recebido do Governo do Estado, por meio do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte.

Entre as atribuições do Batalhão de Choque está a revista e a contenção de distúrbios em unidades prisionais, além de reintegrações de posse em áreas de ocupação irregular e acompanhamento de outras situações que possam causar risco social.