Manaus sedia o V Encontro de Gestores Municipais do Sistema Único de Assistência Social

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) realiza, nos dias 22 e 23 de outubro, no auditório em sua sede, na avenida Darcy Vargas, 77 bairro Chapada, o V Encontro de Gestores Municiais do Sistema Único de Assistência Social (Suas)que tem por objetivos conhecer e discutir os principais desafios dos gestores municipais para efetivar o Suas em tempos de ajuste fiscal. O evento é direcionado a gestores e técnicos municipais que atuam na gestão e execução dos benefícios, programas e serviços socioassistenciais.

Na terça-feira (22/10), a programação terá início às 08h00, com a entrega simbólica do Cofinanciamento Estadual de 2019, no valor de R$ 4.720.109,14 (quatro milhões, setecentos e vinte mil, cento e nove reais e quatorze centavos). Cinquenta e oito municípios serão contemplados e poderão aperfeiçoar a oferta dos serviços socioassistenciais e a gestão do Suas.

Em seguida, será realizada a mesa-redonda “Apresentação do Diagnóstico Socioterritorial do Estado do Amazonas”, coordenada pela secretária titular da Assistência Social, Márcia Sahdo. O Diagnóstico Socioterritorial tem por objetivo identificar as vulnerabilidades e os riscos dos diferentes territórios que compõem o estado do Amazonas, assim como a demanda por serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial e de benefícios. O estudo também possibilitou conhecer o volume e a qualidade das ofertas disponíveis e efetivas à população amazonense.

O documento foi produzido pela Seas, por meio do Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (DGSuas), e teve como base os últimos três anos (2016 a 2018), utilizando como metodologia a divisão territorial do Amazonas por calhas, num total de nove: Alto Rio Negro; Juruá; Purus; Alto Solimões; Madeira; Rio Negro e Solimões; Baixo Amazonas, Médio Amazonas e a Calha do triângulo formado por Jutaí, Juruá e Solimões.

À tarde, será realizada a oficina “Prestação de Contas”, com apresentação dos técnicos que atuam na área administrativo-financeira, com o intuito de qualificar gestores e técnicos sobre o processo de prestação de contas do Cofinanciamento Estadual 2019.

Na quarta-feira (23), pela manhã, será abordado o tema “Avaliação das visitas de apoio técnico”. A secretária executiva adjunta da Seas, Fernanda Ramos Pereira, irá coordenar os debates. Importante ressaltar que as visitas de apoio técnico realizadas pelas equipes técnicas de monitoramento da Seas têm por objetivo apoiar as gestões municipais na operacionalização do Suas; na oferta das proteções Básica e Especial; na Gestão do Suas no que se refere a vigilância socioassistencial, gestão do trabalho e da informação, bem como na execução dos programas e na oferta dos benefícios sociais.

“O apoio técnico é uma estratégia integrada, cujo objetivo é prevenir, alinhar as ações, dar prioridades às metas previstas no Suas. O propósito central é garantir o aprimoramento dos serviços, programas, projetos e dos benefícios socioassistenciais, e por isso nós, da Seas, temos investido muitos esforços para levar nossos técnicos até os municípios”, pontua Fernanda Ramos Pereira.

A tarde do segundo dia será dedicada à “Mostra Suas”, com exposição oral e por meio de banners de gestores e técnicos sobre as boas práticas dos municípios no campo da assistência social.