Mansão de Pelé em estado de abandono foi cenário de série sobre o Rei e de festas com amigos e famosos

Foto: Márcia e Pelé (Reprodução)

Imóvel na Praia de Pernambuco, em Guarujá (SP), apresenta mato alto, teias de aranha e interfone sem botão. Advogado do filho do ex-jogador afirma que mansão é cuidada.

Uma das mansões milionárias deixadas de herança por Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que morreu em 2022, está em estado de abandono. Mas, o casarão um dia já foi cenário de uma série sobre o Rei do Futebol, além de palco de festas com amigos, muitos deles famosos.

O advogado de Edinho, filho do ex-jogador e responsável por administrar os bens deixados pelo pai, contrariou as versões de moradores locais ouvidos pelo g1 e afirmou que o imóvel em Guarujá (SP) não está abandonado.

Conforme apurado pelo g1, a casa foi a penúltima residência de Pelé antes de ele morar com a esposa, Márcia Aoki, no Jardim Acapulco, na mesma cidade. O último imóvel tinha um elevador para facilitar a locomoção do ex-jogador, que estava restrita.

A mansão, que apresenta sinais de abandono, ocupa um quarteirão na Praia de Pernambuco e foi projetada em um outro momento da vida do Rei do Futebol. Pelé fez confraternizações com amigos e deu festas para celebridades no casarão, que tem piscina, quadra de tênis, bar e até campo de futebol.

Imagens do acervo do Jornal A Tribuna, de Santos, mostram o maior ídolo do futebol alemão Franz Beckenbauer, que morreu no início deste ano, tomando sol na casa de Pelé, em 1980. Eles jogaram juntos no New York Cosmos, dos Estados Unidos, e construíram uma amizade.

Outras fotos têm o Atleta do Século em uma gravação com o lendário time do Santos: Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pepe. Um cachorro chama atenção nos registros de 2008. Apelidado de ‘Sombra’, o animal foi doado pelo apresentador Fausto Silva, o Faustão, a Pelé.

Ainda no acervo, uma foto de 1979 mostra o Rei do Futebol se arriscando a jogar tênis na quadra do esporte da mansão em estado de abandono.

Em 2012, Pelé fez uma cirurgia no quadril para corrigir o desgaste da cabeça do fêmur direito e colocou uma prótese. Uma imagem, de 2013, mostra o ex-jogador fazendo fisioterapia no imóvel com a filha Flávia, que é fisioterapeuta.

Apesar da mudança para uma casa mais funcional, moradores contaram à equipe de reportagem que o Rei do Futebol continuou a frequentar a mansão para entrevistas. Inclusive, o documentário ‘Pelé’, da Netflix, que conta a trajetória do ex-jogador, foi gravado no imóvel.

Alvo de ladrões

O local que foi cenário de muitos momentos na vida de Pelé se tornou alvo de ladrões. Segundo moradores, criminosos usaram as árvores ao redor para invadir a casa e furtar fios de cobre. A residência, que antes tinha um transformador de energia exclusivo, hoje está sem luz.

Ainda de acordo com os relatos, funcionários da mansão foram demitidos após a morte do Rei, dando início aos sinais de abandono do imóvel.

Edson Cholbi do Nascimento, o Edinho, é o inventariante, ou seja, responsável por administrar os bens de Pelé. O advogado Augusto Miglioli, que representa o filho do Rei, alegou que a casa foi desocupada e os funcionários foram demitidos com o Atleta do Século ainda vivo. A defesa destacou que estes fatos não foram influenciados pela morte dele.

O g1 esteve em frente à casa onde Pelé colecionou momentos com a família e amigos. É possível ver o estado de abandono mesmo de longe. O mato, aparentemente sem ser aparado há meses, esconde parte da mansão. De perto, o interfone sem botão, além de ferrugem nos portões e teias de aranha espalhadas pela construção.

Outras imagens, enviadas à equipe de reportagem, mostram o interior da casa. Assim como na fachada, o mato também cresce no jardim presente na sala e, principalmente, na parte externa, de forma que quase não dá para ver o que já foi um campo de futebol. A água da piscina apresenta coloração esverdeada, e a área interna não tem mais itens pessoais do Rei.

De quem é a casa?
A viúva Márcia abriu mão de ser a inventariante do Rei do Futebol. Por este motivo, o filho Edinho assumiu o posto.

O advogado afirmou que a residência possui problemas estruturais, mas ressaltou que estes “já estão sendo cuidados”.

“A ação dos vândalos ocorre em um momento de reestruturação e diz respeito à ausência de segurança naquele local. No mais, todos esses pontos estão sendo cuidados pelo Espólio [conjunto de bens]”, explicou o advogado.

O processo de inventário, no entanto, está em segredo de Justiça. Conforme registrado no documento, a justificativa do desembargador Miguel Brandi, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), foi de que esta é uma ação envolvendo uma “pessoa conhecida e reconhecida mundialmente”.

Herança
Pelé indicou em testamento o desejo de que a viúva Márcia ficasse com 30% dos bens dele. Os outros 70% foi dividido entre os herdeiros:

Filhos de Pelé com Rosemeri dos Reis Cholbi (1º casamento):

Edson Cholbi Nascimento, o Edinho
Kely Cristina Cholbi Nascimento
Jeniffer Cholbi Nascimento
Filhas reconhecidas pelo Pelé:

Flávia Kurtz Arantes do Nascimento
Sandra Regina Arantes do Nascimento Felinto
Filhos de Pelé com Assíria Nascimento (2° casamento):

Joshua Seixas Arantes do Nascimento
Celeste Seixas Arantes do Nascimento
No caso de Sandra, que já é falecida, Octavio Felinto Neto e Gabriel Arantes do Nascimento Felinto, netos de Pelé, dividirão entre si a parte da herança dela.

A enteada de Pelé, Gemima Lemos Macmahon, que é filha de Assíria e irmã de Joshua e Celeste, entrou com um pedido para que seja reconhecida como filha socioafetiva de Pelé e, dessa forma, considerada como herdeira.(g1)