Marco histórico: SSP-AM e UEA assinam TC Técnica para implantação de observatório sobre segurança pública

FOTOS - Daniel Brito/ASCOM UEA

A assinatura representa o fortalecimento de integração entre a educação e a segurança pública do Estado…

FOTOS – Daniel Brito/ASCOM UEA

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) assinaram, nesta sexta-feira (14/04), o Termo de Cooperação Técnica para a implantação de um observatório criminal. A atividade é um marco histórico e tem como objeto o desenvolvimento de pesquisas de interesse comum, diagnósticos prognósticos, formação, capacitação e treinamento de recursos humanos, orientação de iniciação científica, eventos, considerando as áreas de conhecimento e interesse das respectivas instituições e quaisquer outras atividades acadêmicas pertinentes à graduação, pós-graduação e formação de servidores.

O Termo de Cooperação nº 002/2023 – SSP/AM foi assinado pelo secretário da SSP, General Carlos Alberto Mansur e pelo reitor da UEA, Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib. A assinatura foi realizada no prédio da Reitoria da UEA, na Avenida Djalma Batista, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. O termo vigorará pelo prazo de cinco anos, a partir da sua assinatura.

O titular da SSP-AM, general Carlos Alberto Mansur, classificou a assinatura do termo como ‘histórica’ e ressaltou a integração entre a educação e a segurança pública do Estado.

“Estamos assinando um acordo de cooperação técnica histórico, que se trata da criação de um observatório ligado à pesquisa em segurança pública. Será um trabalho integrado entre a SSP-AM com os dados estatísticos e informações junto aos professores, doutores e mestres renomados da UEA que irão fazer trabalhos de pesquisa em cima das informações, dos dados estatísticos da segurança pública”, enfatizou o titular da SSP-AM, General Mansur.

O reitor Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib explicou que o observatório deve produzir dados que irão subsidiar o sistema de segurança pública no processo de tomadas de decisão, podendo aumentar a sensação de segurança da população amazonense.

“É um engajamento que está tendo entre as instituições do Estado do Amazonas por meio do Governo do Estado do Amazonas, incentivado pelo Governador Wilson Lima para que possamos cooperar, colaborar, e a partir disso, oferecer políticas públicas com eficácia para a população amazonense, podendo, inclusive, melhorar a sensação de segurança e a segurança efetiva da nossa população”, destacou o magnífico reitor.

Segundo o reitor, é dentro de um sistema colaborativo que a UEA entra em um circuito por meio do Mestrado de Segurança Pública e Direitos Humanos, bem como os cursos que a universidade já oferece na formação de policiais, como o Curso de Formação de Oficiais (CFO), quanto o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

O termo

O Termo de Cooperação estabelece que as instituições se comprometam, conforme seus interesses e possibilidades, a trocar conhecimentos, serviços e produtos com vistas ao desenvolvimento de programas ligados às metas do termo.

 

Além de desenvolver programas voltados para objetivos do termo, com o observatório poderão ser elaborados diagnósticos sobre a segurança pública do Estado do Amazonas; serão mapeados os cenários da violência e da criminalidade no Estado e fomentadas a participação dos grupos de pesquisa em eventos relacionados aos temas pesquisados pelo observatório.

As atividades vinculadas ao termo serão executadas consoante Plano de Trabalho elaborado em comum acordo pelas instituições.