Após iniciar o ano com “Dança do Sol”, o Balé Folclórico do Amazonas (BFA) volta ao Teatro Amazonas para apresentar “Mensageiros de Francisco”, nesta quarta-feira (26), às 20h00, numa promoção do Governo do Amazonas, atraves da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, num espetáculo com entrada gratuita e classificação livre.
Estreado em 2019, em comemoração aos 18 anos do BFA, o espetáculo retrata como a religiosidade dos ribeirinhos e a relação com São Francisco interfere na pesca, nas ações das mulheres e na vida das crianças ribeirinhas.
Encenada por mais de 20 bailarinos que formam a companhia, a obra é acompanhada por um repertório de músicas do grupo Raízes Caboclas. “Este espetáculo é um dos exemplos da proposta do Balé Folclórico, de representar nossa cultura, folclore e lendas regionais”, ressalta a diretora do BFA, Conceição Souza.
Balé Folclórico do Amazonas – Despertar o interesse da população para a realidade histórica e social da região Norte através da dança é a proposta do Balé Folclórico do Amazonas, que foi fundado em 2001.
Atualmente, o grupo está sob a direção de Conceição Souza e é composta por 26 bailarinos. Entre os espetáculos marcantes na trajetória do Balé Folclórico do Amazonas estão “Beiradão”, “Herança Africana” e “Cenas Amazônicas.