Ministério diz que sistema nacional de energia foi restabelecido, mas ainda faltam ajustes pontuais

O Ministério de Minas e Energia informou por volta de 15h desta terça-feira (15) que o sistema nacional de energia foi restabelecido, após o apagão do início do dia. Segundo o ministério, apenas algumas localidades pontuais ainda necessitavam de ajustes na parte da tarde.

“O Ministério de Minas e Energia (MME), em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que o sistema nacional de energia foi restabelecido, às 14h30, restando ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades”, afirmou a pasta em nota.

O apagão afetou 25 estados e o Distrito Federal. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma “ocorrência” às 08h31 levou a uma “separação elétrica” no sistema interligado.

Na prática, é como se as regiões Norte e Nordeste do país tivessem se desconectado das regiões Sul e Sudeste.As causas do problema, segundo o ONS, ainda estão sendo apuradas.

O apagão causou transtornos em diversas cidades, como desligamento de semáforos, paralisação de metrô e interrupção de aulas em escolas.

O Ministério de Minas e Energia e o Operador Nacional do Sistema vão dar entrevistas coletivas ainda nesta terça para explicar em que ponto estão as investigações sobre as causas do problema na rede elétrica.(g1)