Ministro do TST participa de formatura de 144 jovens resgatados do trabalho infantil

Projeto Gente Grande forma turma com 144 alunos/Foto>Assessoria

O pequeno Nazareno (OPN) realizou, na ultima sexta-feira (20), solenidade de formatura de mais quatro turmas do Projeto Gente Grande (PGG). Ao todo, 144 jovens receberam certificado de qualificação, e agora estão aptos para ingressar no mercado de trabalho como aprendizes. A cerimônia aconteceu no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT) e contou com a presença do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Lélio Bentes Correa, e do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11), desembargador Lairto José Veloso.

O PGG capacita jovens para sua primeira oportunidade no mercado de trabalho, através de ciclos de desenvolvimento humano de natureza pedagógica, pessoal, tecnológica e profissional. Desde que começou a funcionar, em 2016, o PGG já recebeu 470 alunos, e formou 320 adolescentes e jovens. Deste número, 173 já estão trabalhando como jovens aprendizes e alguns já foram contratados pelas empresas onde prestaram serviço. O projeto tem, hoje, uma fila de espera de mais de 400 jovens querendo participar do curso.

Na formatura realizada este ano, os homenageados foram: Lélio Bentes Correa, ministro do TST; Dom Sérgio Castriani, arcebispo emérito de Manaus; Mauro Augusto Ponce de Leão Braga, juiz do trabalho do TRT11; e o grupo Transire. Além dos homenageados, também compuseram a mesa solene do evento o diretor da Associação OPN, Tommaso Lombardi; o procurador-chefe do MPT, Josinei Dourado do Nascimento; o presidente do TRT11, desembargador Lairto José Veloso; a gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, desembargadora do trabalho Joicilene Jerônimo Portela; o deputado federal José Ricardo Wendling; o presidente da Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado Álvaro Campelo; e o secretário executivo do Fundo Manaus Solidário da Prefeitura de Manaus, Manoel Mota Maciel Junior.

Oportunidade para mudar de vida

O evento foi aberto pelo procurador-chefe do MPT, Jorsinei Dourado, que cumprimentou e deu boas vindas a todos os presentes em nome dos formandos. “Vocês são as estrelas de hoje, esta cerimônia é toda dedicada a vocês, formandos. Que hoje seja um dia de muita festa e muita alegria, todos nós aqui já passamos por uma formatura e isto representa o encerramento de uma etapa da nossa vida. Mesmo com a dificuldade e com os desafios que eu sei que cada um teve, vocês conseguiram. A gente consegue ver a satisfação no olhar e no sorriso no rosto de vocês e dos seus pais, e esse orgulho que vocês sentem hoje também é nosso. E, por favor, faço um apelo pra vocês: nunca deixem de estudar! Continuem estudando pois só através do estudo a gente consegue mudar vidas”, declarou.

O coordenador do OPN, Tommaso Lombardi, agradeceu o apoio recebido das instituições e empresas presente na cerimônia, e em especial, agradeceu à confiança que cada adolescente depositou no Projeto Gente Grande, dizendo sim à oportunidade oferecida. “Antes de fazer o curso no PGG, estes jovens vendiam picolé nas feiras, guardavam carros, pediam dinheiro nos sinais, estavam todos em grave situação de vulnerabilidade social e/ou de trabalho infantil. A formatura de hoje é prova de que, quando ajudados, eles podem alcançar os objetivos que estão dentro deles. Hoje, vários estão empregados e isto causa um impacto social muito positivo para eles, para suas famílias e para toda a comunidade onde vivem. Os oito meses de curso no PGG não trabalham apenas a parte profissional desses jovens, mas também o lado humano. É muito gratificante poder ajudar os adolescentes a desenvolver seu potencial e realizar seus sonhos”, afirmou orgulhoso.

O presidente do TRT11, desembargador Lairto José Veloso, falou de sonho e de coragem: “Sonhar, construir o processo, conquistar uma profissão custa o valor exato dos investimentos na fé, esperança, disciplina, superação, ousadia e coragem para realizar o que for necessário ser feito. É uma satisfação para o TRT11 estar aqui festejando o término de um ciclo. A partir daqui, todos vocês, com coragem, enfrentarão os novos desafios. Que as bênçãos do Senhor possam se derramar sobre os destinos de vocês”.

Pequenos Nazarenos

Um dos homenageados do evento foi o ministro do TST, Lélio Bentes Correa, precursor do combate ao trabalho infantil na Justiça do Trabalho. Em julho deste ano, ele esteve em Manaus realizando correição ordinária no TRT11 e fez uma visita ao Projeto Gente Grande, desenvolvido pela Associação O Pequeno Nazareno no bairro Colônia Antônio Aleixo. Ele iniciou seu discurso agradecendo à instituição beneficente pelo carinho e acolhida com que foi recebido: “Vocês nos dão um exemplo de grandeza, de verdadeiro compromisso fraterno. A vida de um corregedor pode ser muito desgastante, mas nos reserva alguns momentos de verdadeira felicidade e um destes momentos eu vivi aqui em Manaus quando visitei o PGG em julho deste ano. Muito obrigada por isso!”

E voltando aos formandos pediu que voltassem oito meses no tempo, quanto tomaram a decisão de ingressar no PGG. “Não foi fácil mudar o padrão, os hábitos. Sair da escola e ir pra outra escola, uma que prepara pra vida. Mas tenho certeza que valeu a pena. Vocês não merecem nada menos que isso. Merecem ter cidadania, acesso a educação, merecem respeito e é isso que o trabalho do Projeto Gente Grande proporciona a estes jovens. E já que eu estou falando aqui com pequenos nazarenos, quero evocar um outro pequeno nazareno, o maior, o que em poucos dias vai ter seu aniversário celebrado em todo o mundo. Ele ouviu ‘não’ muitas e muitas vezes. E vocês também ouviram muitos ‘nãos’ e continuarão ouvindo. Mas como o Nazareno Jesus Cristo vocês são capazes de mudar o mundo, de transformar o rumo da história e nós contamos verdadeiramente com isso”, falou emocionado.

Depoimentos e homenagens

As turmas formandas escolheram dois oradores para representar e falar pelos formandos. Cristiely Santos da Silva e Luiz Inácio Patrocínio fizeram uma retrospectiva desde quando começaram o curso no PGG, falaram alguns planos para o futuro e aproveitaram para homenagear os professores do Projeto.

Na ocasião, foram homenageados também os primeiros colaboradores do PGG, a procuradora Alzira Melo Costa e o auditor fiscal do Trabalho, Emerson Victor Sá. Eles apóiam, convivem de perto e caminham com o Projeto Gente Grande desde que ele foi iniciado, em 2016.

Ainda durante o evento, alguns jovens que já passaram pelo PGG e agora integram o grupo Embaixadores Jovens do OPN deram breves testemunhos sobre como o Projeto mudou a vida deles.

Projeto vai ser estendido pro interior do Amazonas

Como parte da programação do evento, o MPT e a associação OPN assinaram um Termo de Compromisso com o objetivo de estender o Projeto Gente Grande para três municípios do interior do Amazonas: Atalaia do Norte, Boa Vista do Ramos e Manacapuru.

Para viabilizar a realização do PGG nestes três municípios , o MPT destinará a quantia estimada de R$ 568 mil ao Projeto, valor este que se encontra depositado nos autos de um processo judicial, como forma de reverter benefícios sociais, na forma da Lei n° 7.437/85.

Chamado de Projeto Gente Grande Interiores, a implantação do PGG nos municípios citados deve acontecer a partir de fevereiro de 2020, tendo duração de 18 meses em cada localidade.

A meta do projeto é capacitar, em cada município, 150 adolescentes e jovens (450 no total) que se encontram em situação de vulnerabilidade social, para que possam ingressar no Programa de Aprendizagem. O evento foi finalizado com uma benção especial de Dom Sergio Castriani a todos os presentes.