Ministro entrega antenas para prover internet em Terra Yanomami

Foto: Telebras

Juscelino Filho foi a Roraima para acompanhar a instalação dos equipamentos nesta quinta-feira (9). Iniciativa é realizada em parceria com a Telebras e visa apoiar profissionais de saúde no local…

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, acompanhou, nesta quinta-feira (9), a instalação de antenas móveis de conexão banda larga via satélite no Território Indígena Yanomami, em Roraima. No total, em parceria com a Telebras, foram disponibilizados 17 equipamentos para apoiar o atendimento médico à população e fortalecer as ações de enfrentamento à situação de emergência em saúde pública que afetou a região.“Estamos aqui hoje para fazer a ligação de um serviço de conectividade através do programa Wi-Fi Brasil. Já temos outros vários equipamentos aqui em Boa Vista que serão distribuídos aos demais polos-base, levando conectividade, comunicação para essas áreas para que dê suporte a todas as equipes humanitárias da Força Nacional de Saúde”, ressaltou o ministro Juscelino Filho.

As equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) que estão em Território Yanomami já receberam treinamento para utilização de antenas móveis. No total, nove pessoas foram capacitadas e serão multiplicadoras de informação dentro dos polos de atendimento.

Os equipamentos funcionam como Terminais Transportáveis Telebras por Satélite (T3SAT), que se conectam à internet por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). As antenas serão enviadas em caráter emergencial e ainda este ano estuda-se conectar as localidades de forma permanente.

O equipamento, disponibilizado em uma maleta de 97 cm de altura e 82 cm de largura, com espessura de 32 cm, possibilita uma conexão com taxa de transmissão de download de 20 Mbps e de upload de 2 Mbps. A antena que acompanha tem 76 cm de diâmetro. O dispositivo tem bateria para uso em períodos de falta de energia, com duração de até 8 horas. O modem que equipa a T3SAT possui Wi-Fi embarcado e podem ser conectados aparelhos celulares e computadores. A conexão possui uma taxa de transmissão de download de 20 Mbps e de upload de 2 Mbps.(MCom)