Ministros de Bolsonaro caem no atacado; Bastidores apontam pressão do Congresso

Foto > Marcos Correa

Nesta segunda-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro anunciou a troca de nada menos do que seis ministros do governo. As mudanças no primeiro escalão foram consideradas como pressão política vinda do centrão. Bolsonaro publicou um post em seu perfil no Twitter com os novos nomes do Ministério da Defesa, das Relações Exteriores, Secretaria de Governo, Advocacia-Geral da União, Casa Civil e Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Fernando Azevedo e Silva anunciou a saída do Ministério da Defesa, onde ingressou em janeiro de 2019. A sua nomeação se deu dois meses antes e, nesta tarde, disse que ao longo da permanência na pasta preservou as Forças Armandas “como instituições de Estado”.

Ele foi substituído por Braga Netto, ministro da Casa Civil, que passará a ser comandada pelo general Luiz Eduardo Ramos, integrante da Secretaria de Governo.

Já a vaga de Luiz Eduardo Ramos será ocupada pela deputada federal Flávia Arruda (PL-DF). Ela compõe a base de apoio do presidente na Câmara dos Deputados.

Também deixou o cargo Ernesto Araújo, e o Ministério das Relações Exteriores será comandado agora pelo diplomata Carlos Alberto Franco França. Há poucos meses, França era o chefe do cerimonial da Presidência da República; atualmente é assessor especial de Bolsonaro. Ele foi promovido a embaixador) em 2019.

Outra exoneração anunciada foi a do advogado-geral da União, José Levi Mello do Amaral Júnior. Ele ocupava a função desde abril de 2020, e será substituído por André Luiz de Almeida Mendonça – que volta a ocupar o mesmo cargo em que esteve antes de Levi, quando substituiu o ex-ministro Sérgio Moro.

E, no lugar de Mendonça, no Ministério da Justiça e Segurança Pública, entra Anderson Gustavo Torres, delegado da Polícia Federal e secretário da Segurança do Distrito Federal.

Lista dos novos ministros

Ministério da Defesa: general Walter Souza Braga Netto

Ministério das Relações Exteriores: embaixador Carlos Alberto Franco França
Secretaria de Governo da Presidência da República: deputada federal Flávia Arruda

Advocacia-Geral da União: André Luiz de Almeida Mendonça

Casa Civil da Presidência da República: general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira

Ministério da Justiça e Segurança Púbica: delegado da Polícia Federal Anderson Gustavo Torres (Portal Marcos Santos)