Missa de Finados tem plantação de mudas em homenagem aos mortos da pandemia

Uma missa na igreja Matriz de Manaus homenageou o Dia dos Finados, celebrado nesta segunda-feira (02). Também teve o início a campanha Árvore da Esperança, em memória às vítimas da Covid-19 e contra as queimadas na Amazônia. O arcebispo da capital, dom Leonardo Steiner, presidiu a celebração. Depois da missa, os fieis participaram de uma procissão.

A campanha Árvore da Esperança segue até dezembro. Missa de Finados De acordo com a Arquidiocese, neste ano, as pessoas vítimas da Covid-19 no Estado receberam homenagens. Em todo o Amazonas, o número de mortos passa de 4 mil. A campanha também é um alerta contra o desmatamento, que subiram 68% em agosto de 2020 na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convidou todos os brasileiros a plantarem uma árvore em memória dos entes falecidos. O gesto evita aglomerações nos cemitérios e ainda promove ação ecológica diante dos números de queimadas. A campanha da CNBB convida as pessoas a também publicarem a sua foto no Instagram plantando a árvore e contando a história de quem recebe a homenagem. Basta fazer uma foto e publicar na plataforma usando a hashtag #CuidarDaSaudade. As fotos serão publicadas no hotsite da campanha, que está hospedado no site da CNBB: https://www.cnbb.org.br/cuidardasaudade/

Cuidar da saudade

A iniciativa tem como slogan “É tempo de cuidar da saudade e da Casa Comum” e faz parte da Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil “É Tempo de Cuidar”. A Ação Solidária, criada pela CNBB e pela Cáritas desde o início da pandemia da Covid-19, tem como objetivo estimular diversas iniciativas de cuidado com o próximo, desde a arrecadação e distribuição de doações até a ajuda nos campos religioso, humano e emocional. A ação do Dia de Finados também conta com a participação da Pascom Brasil e da Signis Brasil.

Fonte> Portal Marcos Santos