Monitoramento de passageiros que desembarcam no Porto de Manaus inicia na próxima semana

FOTOS: Divulgação/Secom

Através da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o Governo do Estado inicia, na próxima semana, o monitoramento de passageiros que desembarcarem no Porto de Manaus, com objetivo de identificar e isolar casos suspeitos e confirmados de Covid-19, para o acompanhamento de variantes do novo coronavírus. As estratégias são alinhadas com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).
A SES-AM disponibilizou 20 profissionais que passaram por treinamento para realizar a abordagem aos passageiros, aplicação dos testes de antígeno e também do tipo RT-PCR; bem como a notificação de casos positivos. As equipes serão divididas em turnos de oito horas.

FOTOS: Divulgação/Secom“A partir da definição dessas equipes, nós vamos atuar também em parceria com os municípios, entendendo que nós temos o porto aqui de Manaus, mas temos um porto importante que é no município de Itacoatiara. Então, essa parceria também tem que ser estendida para esses profissionais desses municípios”, observou o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes.

No último dia 31 de maio o trabalho de vigilância genômica já havia iniciado no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, com equipes realizando a triagem e as testagens de passageiros de voos nacionais e internacionais.

“É uma ação da vigilância em saúde, a partir dos alertas emitidos pelo Ministério da Saúde, no risco de introdução de novas variantes. Já implantamos no Aeroporto Eduardo Gomes e vamos estender para os portos, uma vez que nós recebemos muitas embarcações, inclusive com bandeiras estrangeiras”, acrescentou Cristiano.

O coordenador regional da Anvisa, Jerfeson Caldas, ressalta que o monitoramento de viajantes vindos do exterior já era realizado, e que a parceria com a FVS-AM vai possibilitar a ampliação do trabalho.

“O foco tem sido de viajantes estrangeiros, mas como nós também temos muitos viajantes que fazem trânsito em outros locais, outras cidades, eles serão avaliados, passarão a ser testados para identificação de novas variantes. E devemos focar exatamente naquele viajante que vem de outros estados, no caso do Pará e de Rondônia, que são dois pontos que concentram outras pessoas que vêm de outros estados”, detalhou Caldas.

Testagens – De acordo com Cristiano Fernandes, duas estratégias de testagem serão adotadas no porto.

“O teste antígeno, que é um teste mais rápido, que detecta a partícula viral, ou seja, o paciente na fase aguda da doença; e também vamos trabalhar com o RT-PCR para vigilância genômica. Nós vamos definir a sequência genética para identificar as possíveis variantes que eventualmente forem introduzidas, a partir desses pacientes com Covid-19”,

Vacinação – A vacinação dos aeroportuários contra a Covid-19 iniciou na última sexta-feira (28/05), pelos profissionais do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, conforme definição de grupos prioritários orientados pelo Ministério da Saúde.

Os profissionais que atuam nos portos e em pontos relacionados ao transporte terrestre também serão incluídos nas próximas etapas da campanha de vacinação.