Moradores da comunidade Sharp são orientados sobre processo de certificação para reassentamen

Reunião dos beneficiados pelo Prosami+ recebem orientação/FOTO: Tiago Corrêa - UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas reuniu, na sexta-feira (03/12), com moradores da Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste, para orientá-los sobre o início do processo de certificação dos imóveis que serão reassentados pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). A entrega dos certificados começa na próxima segunda-feira (06/11), aos primeiros 427 imóveis cujas famílias cadastradas serão reassentadas antes do início das obras no local.

A reunião foi na Escola Estadual Manoel Rodrigues de Souza, com o Grupo de Apoio Local (GAL), formado por lideranças encarregadas de serem os multiplicadores das informações junto à comunidade. O evento contou com a presença do coordenador executivo da UGPE, Marcelo Campêlo, e da equipe social do programa.

O Prosamin+, segundo Marcellus Campêlo, tem como um dos seus pilares o diálogo e a construção dos seus projetos junto à comunidade. “Por isso, as reuniões com o GAL são tão importantes, pois seus membros prezam pelo interesse coletivo e atuam na disseminação de informações e facilitação da comunicação entre governo e a população”, disse Campêlo.

O grupo recebeu todas as informações e tirou dúvidas sobre a dinâmica a ser adotada no processo de reassentamento e construção das obras, bem como orientação sobre a documentação necessária para a abertura dos processos junto à Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), durante o qual será definida a solução de reposição de moradia para cada morador cadastrado pelo programa.

As soluções de reposição de moradia são apartamentos construídos pelo programa, indenizações, bônus moradia e auxílio moradia definidos conforme o perfil do imóvel cadastrado e da família, identificados previamente pelas equipes do social e depois analisados pela Suhab.

Compromisso – Celso Roberto Ventura, membro do GAL da Sharp, elogiou a dinâmica utilizada pela UGPE nas reuniões com o grupo. Segundo ele, a transparência ajuda a estreitar o diálogo entre o governo e a comunidade e demonstra seriedade, profissionalismo e compromisso.

“Nossas expectativas são as elhores possíveis, pois vem a confirmar o compromisso do Governo do Estado com a Comunidade da Sharp no cumprimento do cronograma. Ficamos satisfeitos em saber que mais uma etapa está avançando e que o processo de reassentamento está chegando”, disse

Nova fase – A comunidade da Sharp será a maior área de intervenção da nova fase do Prosamin+ e onde haverá o maior número de reassentados, um total de 2.123 imóveis cadastrados. A desapropriação será feita de forma linear, dividida em 19 frentes, cujos imóveis serão retirados conforme o avançar das obras. Os primeiros reassentados serão 427 imóveis das frentes 4 e 5, com 282 e 140 unidades respectivamente.

O novo Prosamin+ tem recursos de aproximadamente R$ 542 milhões resultantes de financiamento do BID e contrapartida do Estado. O programa vai executar obras de infraestrutura, saneamento básico, urbanismo, habitação e recuperação ambiental nos bairros do Japiim, Coroado, Distrito Industrial e Armando Mendes.

Estima-se que mais 60 mil pessoas serão diretamente beneficiadas na nova fase, seja com habitação segura ou com a coleta e tratamento de esgoto e água tratada, construção de parques, de novas vias, drenagem, reflorestamento e recuperação dos canais de igarapés.

Sobre a UGPE – A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) é um órgão do Governo do Amazonas. Tem por missão planejar e executar políticas públicas voltadas à promoção de melhorias nas áreas de saneamento básico, urbanismo e socioambiental.

A UGPE executa os projetos de implantação do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus e Interior (Prosamin+). Com as obras do Prosamin+, o objetivo é contribuir, de forma sustentável, para a melhoria dos problemas socioambientais e urbanísticos da população residente nas áreas de abrangência.