Morreu na madrugada de hoje, sexta-feira(22), o professor José Aldemir de Oliveira, terceiro reitor da Unversiudade do Amazonas(UEA).
O professor José Aldemir lutava contra um câncer e estava em tratamento em Portugal, de onde retornou no mês de outubro para continuar o tratamento, o que não aconteceu.O velório acontece hoje na funerária Canaã, na avenida Major Gabriel, Centro de Manaus.
Natural do Careiro da Várzea, José Aldemir eve uma passagem marcante na educação do Amazonas, sendo ainda o responsável pela implementação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
A Universidade do Amazonas, acaba de divulgar uma Nota de Pesar sobre a passagem do professor José Aldemir de Oliveira, a qual transcrevemos a seguir:
“NOTA DE PESAR
José Aldemir de Oliveira
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) vem a público externar o mais profundo pesar pelo falecimento do ex-reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira, ocorrido nesta quinta-feira (21/11), em Manaus. José Aldemir estava em tratamento contra um câncer em Portugal, porém retornou para Manaus em outubro deste ano.
A UEA se solidariza com a família e amigos do ex-reitor e lamenta essa perda irreparável, confiando que Deus conforte seus corações e dê forças para transformar toda dor em fé e esperança.
O velório segue até 14h30 desta sexta-feira (22/11), na funerária Canaã, localizada na avenida Major Gabriel, bairro Praça 14 de Janeiro. O sepultamento será no Cemitério Tarumã.
Biografia – Natural do Alto Careiro, José Aldemir foi reitor da UEA no período de 13 de junho de 2010 a 21 de março de 2011. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, era professor titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Entre 2003 a 2013 atuou na gestão de Ciência e Tecnologia inicialmente como diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Em seguida foi secretário de Estado de Ciência e Tecnologia.
Também atuou como professor nos cursos de pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia e em Geografia, ambos da Ufam, e era líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia (Nepecab). Ainda em 2019, lançou o livro “Manaus de dois rios. Gentes e Matas: literatura e geografia dos sentimentos”.”