Morre, em São Paulo, o presidente do TRE-AM Aristóteles Thury, vítima de Covid-19

Foto > Acervo TRE-Am

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Aristóteles Lima Thury, morreu na tarde deste domingo (14), vítima de complicações da Covid-19. Ele estava internado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, desde o início de dezembro do ano passado. O desembargador deu entrada na unidade hospitalar com Covid-19, mas contraiu uma pneumonia bacteriana e não resistiu.

Aristóteles Thury foi empossado como presidente do TRE-AM em maio de 2020. O desembargador tinha uma longa carreira sedimentada nas Justiças Comum e Eleitoral, tanto na primeira quanto na segunda instâncias.

Como juiz eleitoral no interior do Estado, atuou na 38ª Z.E. (Tapauá), na 56ª Z.E. (Iranduba), na 44ª Z.E. (Pauini) e na 50ª Z.E. (Juruá). Em Manaus, foi titular da 40ª Zona Eleitoral e, em 2000, foi designado para conhecer e julgar as reclamações e representações daquele pleito.

De 2002 a 2006 assumiu a Corte na vaga de Juiz de Direito da classe dos magistrados, período em que teve atuação marcante ao presidir a Comissão de Auxílio aos Trabalhos de Apuração, digitação, totalização e transmissão do pleito (1º e 2º turnos).

Thury foi também diretor da Escola Judiciária Eleitoral em 2005, mesmo ano em que foi designado para compor a Comissão Especial Apuradora do Referendo sobre a proibição da comercialização de armas de fogo e munições. Após isso, o desembargador voltou a presidir pleitos municipais, passando por São Paulo de Olivença, Maués, Iranduba, Santa Izabel do Rio Negro e Silves.

Em 2010 o magistrado ocupou a vaga de membro substituto destinada aos desembargadores do TJAM e, no biênio 2018/2020, foi vice-presidente e corregedor do TRE-AM. Ao longo de sua carreira de magistrado, também lecionou as disciplinas de Direito Penal e Processual Penal em diversas faculdades do Amazonas.(Portal Marcos Santos)