Morre jornalista e cineasta Arnaldo Jabor aos 81 anos

Foto: Valéria Gonçalves

Arnaldo Jabor, jornalista, comentarista e cineasta – tendo sido um dos grandes nomes do movimento brasileiro chamado Cinema Novo – morreu nesta terça-feira(15), aos 81 anos de idade, informa o jornal Folha de S. Paulo.

Jabor estava internado desde dezembro em São Paulo após sofrer um acidente vascular cerebral. De acordo com a família do cineasta, a causa da morte foram complicações sofridas em decorrência do AVC.

“Jabor virou estrela, meu filho perdeu o pai, e o Brasil perdeu um grande brasileiro”, escreveu Suzana Villas Boas, ex-mulher de Jabor, em suas redes sociais.

Jabor ficou conhecido por levar aos cinemas grandes adaptações de Nelson Rodrigues, como ‘Toda Nudez Será Castigada’, de 1973, que venceu o Urso de Prata no Festival de Berlim, e ‘O Casamento’, de 1975.

Os filmes que fizeram mais sucesso em sua carreira como cineasta foram ‘Eu Te Amo’, de 1981, e ‘Eu Sei que Vou Te Amar’, de 1986, que concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Além do cinema, Arnaldo Jabor também ficou conhecido pelos comentários em colunas que fazia em telejornais, como o Jornal Nacional, da TV Globo.(Redação Terra)