Morre Sidney Poitier, primeiro ator negro a receber prêmio no Oscar

Morre Sidney Poitieer/Foto: Reprodução

Sidney Poitier, que rompeu as barreiras raciais como o primeiro homem negro a ganhar o Oscar de melhor ator por seu papel em Uma Voz nas Sombras, morreu aos 94 anos, informou uma autoridade do Ministério das Relações Exteriores das Bahamas nesta sexta-feira (07).

Eugene Torchon-Newry, diretor-geral interino do Ministério das Relações Exteriores do país, confirmou a morte de Poitier.

O astro inspirou toda uma geração durante o movimento pelos direitos civis e também estrelou filmes como No Calor da Noite, Adivinhe Quem Vem para Jantar e Acorrentados.

Após a vitória de Poitier em 1963, outro ator negro só ganhou o mesmo prêmio no Oscar 38 anos depois: Denzel Washington, pelo filme Dia de Treinamento, em 2001.

No mesmo ano, Sidney Poitier foi premiado com um Oscar especial por sua carreira e contribuição para a indústria do entretenimento.

O ator tinha dupla cidadania, pois nasceu em Miami, nos EUA, durante uma visita dos pais, que são das Bahamas. Ele se mudou para o país norte-americano com 15 anos.

Com 20 anos, ele participou de seu primeiro filme, Sepia Cinderella, em 1947, mas como figurante. O Ódio É Cego foi seu filme de estreia oficial, em 1950. Seu primeiro papel como protagonista nos cinemas viria em 1955, em Sementes da Violência.(R7 Brasília)