Município de Barcelos-AM recebe serviços de ordenamento pesqueiro e regularização da pesca esportiva

Barcelos receberá ordenamento pesqueiro e regularização da pesca esportiva /Foto> Divulgação

O município de Barcelos, a 399 km de Manaus, está entre os principais destinos para a prática da Pesca Esportiva e Recreativa. Com isso, o Governo do Amazonas, através do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), realizará no município, entre os dias 14 e 19 de setembro, uma ação de sensibilização e educação ambiental voltada para a atividade. Será realizado também o serviço de regularização da pesca esportiva e um acordo de pesca.

De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, a atividade tem como principal objetivo sensibilizar os pescadores amadores e empresários do ramo a buscarem a regularização junto ao Instituto. “A ação acontecerá como forma de alertar esses praticantes da modalidade para se regularizarem, pois, se feito de forma irregular, poderá prejudicar o estoque pesqueiro daquela região”, disse.

Valente informou também que a ação começa neste sábado (14/09) com a sensibilização, para que os interessados possam comparecer à regularização que acontece entre os dias 16 e 19, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do município de Barcelos, localizado na avenida Ajuricaba, s/nº, Centro.

Os detalhes dessa ação foram definidos durante reunião que ocorreu no dia 22 de agosto, na sede do Ipaam, localizada na avenida Mário Ypiranga, 3.280, Parque Dez, na zona centro-sul, com a participação dos representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal de Barcelos, além do corpo técnico da Sema e Ipaam.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, explicou que a ação conta com o apoio da prefeitura do município e que é de extrema importância firmar essa parceria, para que seja feita a regulamentação desses operadores. A Sema realizará ainda um acordo de pesca no município, que define regras para manutenção do estoque pesqueiro local.

“O objetivo é fomentar a regularização dos operadores e também focar na educação ambiental, por meio de tratativas para conservação dos recursos aquáticos, uma vez que a revisão do acordo de pesca de Barcelos possui grande demanda para a atividade de pesca esportiva na região, com crescente número de adeptos”, destacou.

Benefício para a população – O presidente da Câmara Municipal, Gleidson Serrão, informou que o povo de Barcelos é quem será o maior beneficiado com essa ação.

“Esse fortalecimento aqui só contribui com a pesca, que tem como principal matriz o tucunaré-açu. Durante a reunião no Ipaam, nós tivemos um grande fortalecimento e quem ganha é o povo de Barcelos e os visitantes”, destacou.

Regularização – Para a obtenção do Certificado do Registro de Pesca (CRP), o empreendedor deverá acessar o site www.ipaam.am.gov.br, ir à aba de “Gerências”, acessar o item “Gerência de Pesca”, logo em seguida clicar em “Pesca Esportiva” e verificar a lista de documentos necessários. Os documentos deverão ser protocolizados na sede do Instituto, situada na avenida Mário Ypiranga, 3.280, Parque Dez, Manaus-AM.

Por meio do site sistemas.ipaam.am.gov.br, o pescador poderá também solicitar a carteira de pesca, no item “Carteira de Pesca Amadora”. Após o preenchimento das informações, será gerado um boleto, que deve ser pago no banco informado em até 48h. Caso a pescaria aconteça antes do prazo necessário para gerar a licença, o pescador deve portar a guia de recolhimento quitada, acompanhada da carteira de identidade.