Na Barão de São Domingos, centro de Manaus, ladrões abrem caminhão e roubam carga.

Uma prática costumeira na tradicional artéria do centro de Manaus/ Foto: Reprodução

Uma prática tão cínica quanto corriqueira foi flagrada em vídeo, por transeunte, na rua Barão de São Domingos: três homens abrem a porta traseira de um caminhão baú, com carga, e roubam vários volumes.

Trata-se de um dos pontos dos mais tradicionais do comércio, no Centro de Manaus. Os envolvidos não se preocupam com os carros particulares, que estão atrás do caminhão e filmam a ação. Saem correndo com a mercadoria e se perdem nos labirintos próximos e dentro da Feira da Manaus Moderna.

“Há mercadorias que atingem grande valor, mesmo em pequenos volumes, como pilhas, por exemplo. O comércio do Centro ou que precisa enviar mercadorias, principalmente para o interior, é vítima desse crime”, disse um comerciante ouvido pelo portal.

Os motoristas mais experimentados trafegam naquela área com o caminhão fechado no cadeado. Mesmo assim, em muitos casos, não impedem a ação dos bandidos, que conseguem abrir a tranca. O trânsito é lento, cheio de congestionamentos e muitas vezes para. É quando os ladrões atacam. “Essa prática é antiga. Tem décadas. Nunca ninguém foi preso”, disse um dos comerciantes. “A gente já denunciou centenas de vezes”, acrescenta.

Barrigas d’água

Os comerciantes mais antigos do Centro, que precisam usar a rua Barão de São Domingos para abastecimento ou despacho de mercadorias, não dispensam o uso de cadeados fechando os baús. Eles chamam os autores dos roubos de “barrigas d’água“. “Eles vivem nos flutuantes ancorados no porto da Manaus Moderna. Por isso recebem esse nome”, afirma um deles.

O roubo é “resolvido” rapidamente, segundo esses comerciantes, ouvidos pelo portal. “Tudo que eles roubam é vendido por ali mesmo. Por isso é que aparece mercadoria barata”, dizem.(Portal Marcos Santos)