Na vazante ou na cheia, o Tupé se revela maravilhoso e pertinho de Manaus

PRAIA DO TUPé…

A praia do Tupé é linda, num dos milagres da natureza amazônica, seja na cheia ou na vazante. O lago tem nascente própria e fica jorrando água pura e renovada, o tempo inteiro. A praia nasce no período de seca, esfuziante, generosa, límpida. E o rio Negro, vindo pelo outro lado, domina tudo – ou quase tudo – na cheia, deixando uma nesga de praia para garantir a diversão nos dias de sol. A enchente deste ano foi pequena, em relação a 2019, quando o rio Negro atingiu 29m42. Dia 18/06, este ano, o nível chegou a 28m52, estagnou e começou a vazante três dias depois (21/06).

RDS do Tupé

Considerada um paraíso da biodiversidade amazônica, a RDS do Tupé fica localizada na confluência do rio Negro com o lago do mesmo nome, a menos de 25 quilômetros da área urbana de Manaus. Abrange uma área de 11.973 hectares, gerida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). As seis comunidades que integram a reserva têm no turismo de base comunitária e na agricultura familiar as principais fontes de renda. As comunidades: São João, Julião, Livramento, Agrovila, Tatu e Colônia Central. Elas contam, hoje, com aproximadamente 5 mil moradores.

Como chegar:

O acesso à praia é somente fluvial. A travessia é feita por embarcações da Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do Davi (Acamdaf), partindo da Marina do Davi, no Tarumã. É realizada aos sábados, domingos e feriados, às 9h e 11h, com retorno às 16h e 17h. A viagem dura cerca de 30 a 40 minutos e custa R$ 15 por pessoa (R$ 30 ida e volta). Muitas agências de Manaus também oferecem passeios em barcos fretados.

Fonte: Portal Marcos Santos