Nadador tenta superar “trauma” da disputa pelo Rio Negro Challenge

Nadadora quer afastar trauma da Challanger/Arquivo

O último treino do ano para o tão aguardado Rio Negro Challenge acontece no domingo(02), a partir das 07h00, na Praia da Ponta Negra. Com total segurança aos participantes e viabilizando um cenário mais próximo do que será a competição, a preparação vai contar com atletas de todas as categorias, da mirim ao adulto, e com especialistas da natação em águas abertas. A prova oficial acontece dias 8 e 9 de dezembro, também na Ponta Negra.

Um dos nadadores confirmados para o Rio Negro Challenge e que não vai perder a oportunidade de testar suas braçadas é Arlindo Pires Lopes, que vai participar de duas provas: Relay 3×500 com a equipe `Lacraias do Rio Negro` (que acontece dia 8 de dezembro) e Maratona Aquática de 1,5km (dia 9 de dezembro). O engenheiro civil e professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) conta que após um fato traumático numa prova em 1988, ele retorna às águas para superar o medo e conquistar uma vitória pessoal.

“Quando eu tinha 10 anos, em 1988, estava disputando a Travessia Almirante Tamandaré. Num determinado momento, vi um boto ao meu lado e isso virou algo aterrorizante para mim. Chamei o barqueiro, ele me puxou, e não terminei a prova. De dois anos para cá, conheci o Vitor Gadelha e ele começou e a me incentivar para retornar às competições. Comecei a treinar e agora faço de 1500 a 2 mil metros por dia. Os treinos estão se intensificando e quero provar para mim que posso completar as provas e estou muito animado”, disse ele, que no Relay tem a equipe composta pelos nadadores Leanderson Lima e Arce Junior.

Vagas esgotadas

As inscrições para o Rio Negro Challenge encerraram na segunda-feira(26), e o organizador do evento, Pierre Gadelha, revelou que 376 atletas garantiram vaga. Dentre eles, estão competidores do Amazonas, além de outros 14 estados, três países, contabilizando 80 nadadores de fora. Além disso, o desafio terá outro ponto forte, com a presença da campeã olímpica Sharon van Rouwendaal e a campeã mundial Ana Marcela Cunha.

“Estamos ansiosos para que o evento aconteça logo, pois este ano teremos ícones da maratona aquática na competição, como a Sharon e a Ana Marcela, que disputarão o Rio Negro Challenge Champion (8,5km). Mesmo assim, o treino também vale ser destacado. Para este domingo, esperamos mais de 80 atletas, que vão tirar todas as suas dúvidas, fazer os ajustes e ir dar o seu melhor. Não tenho dúvidas que vamos fechar o ano com chave de ouro”, destacou Pierre.

Fisioterapeuta e profissional de Educação Física, Francisco de Assis Coelho participa da preparação de vários atletas que vão disputar o Rio Negro Challenge. Para ele, o treino e a concentração no dia são essenciais para o bom andamento da prova. Além disso, estar atento à largada faz a diferença.

“No início, na corrida até o rio, é preciso que o atleta tome cuidado. É comum ver atletas que acabam tendo torções no tornozelo ou joelho. Apesar de ser um trecho muito pequeno, o ideal é treinar essas corridinhas na areia para não ocorrer nenhum imprevisto”, alertou Francisco.

Provas do Rio negro Challenge

Relay 3x500m (08/12)

Essa será a primeira vez que o Relay vai acontecer. A prova, dia 8 de dezembro, será desenvolvida em equipe de três atletas, em que cada participante nada 500m. A premiação será para a categoria Absoluto

Circuito Curumim – 500m (09/12)

Prova de 500m para crianças de 08 a 13 anos, no formato de circuito com boias na orla da praia. A premiação será medalhas para os três primeiros lugares de cada categoria.

Maratona Aquática – 1,5Km e 3Km (09/12)

Prova com percurso de 1,5Km e 3Km, em formato de circuito com boias. A premiação vai ser troféu para os cinco primeiros colocados da geral (masculino e feminino) e premiação com medalhas para os três primeiros colocados 1,5 e 3 km de cada categoria.

Travessia Almirante Tamandaré – 8,5Km (09/12)

Tradicional prova de natação de águas abertas, com percurso de 8,5K. Saída da Ponta do Camaleão e chegada na Praia da Ponta Negra. Premiação com troféus para os cinco primeiros colocados geral (masculino e feminino) e premiação com medalhas para os três primeiros lugares de cada categoria. Limitada a 70 participantes e vagas esgotadas.