Não será ‘lockdown’, mas um ‘endurecimento de medidas’, diz fonte do governo

Foto > Secom

O governador Wilson Lima não vai usar a palavra “lockdown”, nas medidas que anunciará ainda hoje (23/01). “Lockdown é muito forte. Significa que ninguém vai poder sequer sair de casa. Será um ‘endurecimento das medidas’, mas ainda não lockdown”, disse uma fonte do portal. A fonte tem acesso à reunião online que está sendo realizada, entre governador e empresários, para discutir o alcance das medidas estaduais contra o coronavírus.

O Toque de Recolher, atualmente entre 19h00 e 06h00, e somente na capital, deve ser estendido para todo o Amazonas. Estuda-se também a possibilidade de que o horário seja ampliado.

Outro detalhe que provoca mais discussões é o período em que as restrições mais duras serão aplicadas. As opções estão entre sete e 10 dias.

A recomendação da Procuradoria Geral da República (PGR), o Ministério Público Federal, é direta: isolamento sanitário mais severo, com aumento do Toque de Recolher em todos os Municípios. O documento, enviado ao Governo do Amazonas, não tem poder de decisão, mas reforçou os argumentos dos que defendem essas providências.

O Governo tem até às 18h00 de hoje para informar quais as medidas adotadas ou, se não acatar a recomendação, apresentar justificativas.

Indústria

O Polo Industrial de Manaus (PIM), que vem mantendo o funcionamento, pode paralisar as atividades. Os empresários afirmam que estão cumprindo, rigorosamente, as medidas sanitárias.

Várias indústrias chegaram a zero de contaminação entre os colaboradores e apresentam o argumento como forma de tentar conter a paralisação.

Na primeira onda, com a indústria parcialmente fechada ou diminuindo drasticamente a produção, o País ficou perto do desabastecimento, alegam os representantes.

Os presidentes do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, e da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, participam da reunião com o governador, por teleconferência.(Portal Marcos Santos)