No Dia do Profissional de Educação Física, Governo do Amazonas reconhece e parabeniza servidores

O Governo do Amazonas parabenizou nesta terça-feira (1º/09) todos os profissionais de Educação Física pela passagem do seu dia, reconhecendo a importância desses servidores, que atuam na promoção da saúde e no aumento da qualidade de vida da população. No Estado, esses profissionais fazem a diferença e atuam em diversas áreas como na educação, segurança, alto rendimento, assistência social, promoção de lazer, entre outras.

Independentemente do espaço de atuação do profissional de Educação Física, sempre haverá uma relação direta com a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Prova disso foi a importância da prestação de serviços desses profissionais durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, ocasião em que o distanciamento social era uma das principais obrigatoriedades para auxiliar na prevenção da doença.

Com início em 20 de maio deste ano, a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) lançou o “Mexa-se em Casa”, projeto que promovia aulas de dança e atividades físicas à população por meio de lives, que são programas gravados ao vivo, diante de determinado público. Além da aula de ritmos, outras atividades foram executadas, como ginástica laboral, aquecimento, yoga, todas acompanhadas por profissionais de Educação Física.

Ao todo, 11 edições foram realizadas e disponibilizadas nas redes sociais da Faar (Instagram, Facebook e YouTube), gerando mais de 2 milhões de visualizações. Para um dos professores do projeto “Mexa-se em Casa” e profissional de Educação Física, Rogério Mello, trabalhar na pandemia não foi fácil, mas o sentimento é de dever cumprido.

“Acredito que quando fazemos algo com amor e dedicação as dificuldades são superadas, e trabalhar durante a pandemia foi a confirmação disso. Tenho consciência da importância que a prática de exercícios tem na vida das pessoas, e poder proporcionar essa alternativa para a população num momento tão delicado foi com certeza uma prova de superação para todos nós, profissionais de Educação Física”, destacou Rogério, que atua na área há 14 anos e disse ter ficado muito feliz com o retorno dado pelo público durante a realização do “Mexa-se em Casa”.

Multifuncionalidade – Além do alto rendimento, os profissionais de Educação Física têm destaque na área da educação, atendendo principalmente crianças e adolescentes em escolas da rede pública e mostrando a importância da prática de atividades físicas para saúde e o desenvolvimento do corpo e da mente, além de estimular a socialização, cooperação e disciplina.

Na segurança, esses profissionais também possuem papel fundamental no sentido de possibilitar meios para que haja um melhor condicionamento de policiais, bombeiros, entre outros servidores da área, na execução das atividades que exijam essa condição física diferenciada.

Serviço – Com o objetivo de combater o sedentarismo e promover saúde e qualidade de vida, são oferecidas todas as terças e quintas-feiras, das 17h às 18h, na sede do Governo do Estado, aulas para a prática de atividades físicas. Para participar é necessário usar roupas de ginástica, tênis, além de uma toalha de rosto e garrafa para a água. As aulas são organizadas pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e destinadas aos servidores que trabalham no local.

Também são realizadas todas as manhãs, nos setores, ginástica laboral com os servidores, acompanhadas pela fisioterapeuta ocupacional Michelle Braga.

Data comemorativa – O Dia do Profissional de Educação Física é comemorado no Brasil em 1º de setembro, por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9.696, em 1º de setembro de 1998, que regulamentou a profissão de Educação Física e criou os conselhos regionais e federal da área.