No Dia Mundial da Água, Klabin endossa compromisso com gestão sustentável e celebra o avanço de metas

Foto: Promocional

Redução do consumo específico de água e aumento da segurança hídrica nas regiões de atuação são alguns dos compromissos presentes na Agenda Klabin 2030 que avançaram no último ano…

Em linha com as metas ambientais estipuladas em sua Agenda 2030, a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, segue comprometida em implementar ações orientadas para a proteção e restauração dos recursos hídricos. O uso consciente da água é considerado um tema estratégico para a empresa e, por sua importância e complexidade, requer um olhar abrangente e multidisciplinar, que envolve toda a cadeia produtiva. Entre as diversas iniciativas, o trabalho considera projetos voltados para redução e reuso da água, principalmente em suas operações industriais, hoje espalhadas por 10 estados brasileiros. No último ano, a Companhia reduziu em 17,8% o consumo específico de água (uso consuntivo) de suas fábricas, tendo 2018 como ano-base. A meta, presente nos Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS), é reduzir, até 2030, em 20% este consumo.

Uma das ações de destaque realizadas pela Klabin é o chamado Manejo Hidrossolidário, voltado às melhores práticas de manejo florestal para extinguir ou minimizar os impactos ambientais em microbacias. Também presente nos KODS, a Companhia mantém o compromisso de ter, até o final desta década, operações de colheita florestal sob gestão própria com manejo hidrossolidário, percentual que evoluiu de 79,7%, em 2020, para 97,3% em 2022. A empresa se compromete, ainda, a manter 100% das localidades onde atua com iniciativas para o aumento da segurança hídrica territorial até 2030, tendo 74% da meta alcançada no último ano.

“Na Klabin, estamos sempre investindo em inovação, pesquisas e tecnologias que nos auxiliem a preservar um recurso tão fundamental não só para o nosso negócio, mas para a vida no planeta, como é a água. Os números obtidos em 2022 sinalizam avanços em direção ao cumprimento de nossas metas internas estabelecidas na Agenda Klabin 2030, e nos motivam a seguir implementando estratégias que gerem resultados ainda melhores”, comenta Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin.

Referência mundial em sustentabilidade, a Klabin realiza diversas ações em toda a sua operação industrial que permitem o tratamento de 100% dos seus efluentes. A empresa também integra comitês hidrográficos nas regiões onde atua, principalmente no Paraná e em Santa Catarina, com o intuito de aprimorar os processos fabris e florestais em prol do uso consciente, além de expandir gradualmente as participações em Fóruns de Desenvolvimentos Regionais, levando a segurança hídrica como temática de educação ambiental às escolas municipais.

“Neste Dia Mundial da Água, ressaltamos a importância de ampliarmos as discussões em torno do manejo eficiente e da preservação dos recursos para a conservação dos ecossistemas”, complementa o executivo.

Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,2 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Índice Mundial. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.(Assessoria)