No Dia Mundial do Teatro Vila Olímpica de Manaus recebe ação teatral nesta quarta(20))

Banner

Amanhã, quarta-feira (20), no auditório da Vila Olímpica de Manaus “Danilo Duarte de Mattos Areosa”, na avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro, zona centro-oeste, das 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00, será realizada a comemoração ao Dia Mundial do Teatro para Infância e Juventude, denominada de “Leve o Teatro Até a Juventude”, para jovens de 15 a 29 anos.A programação é uma realização em parceria da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) com a Secretaria do Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel) e a Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

“É importante que nossa juventude participe de um evento que envolva esporte e cultura, para desenvolverem, assim, novas habilidades com novas percepções”, comentou o secretário adjunto de Juventude da Sejel, Adérito Júnior.

Sobre a data – Comemorado em 20 de março, o Dia Mundial do Teatro para Infância e Juventude, será lembrado em mais de 80 países como forma de reconhecer os direitos que a criança e o jovem possuem de enriquecer suas vidas através das artes e tradições culturais do país. Para festejar essa data, será realizado o evento nacional “Leve o Teatro até a Juventude”. O movimento tem como pretensão futura atender os municípios, para que mais jovens possam obter estudo da arte cultural e esportiva.

Atividades – A coordenação espera receber 100 jovens em cada turno da execução do evento. A realização, que será dinâmica e interativa para que todos possam participar, é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia ou documentação para participação. Além da oficina de teatro, haverá a excursão para a Arena Amadeu Teixeira, onde serão realizadas gincanas e competições e, ao fim das atividades, os vencedores serão premiados.

Para o chefe de Departamento de Juventude da Sejel, Ferdevaldo Costa, a interação dos jovens com o teatro e a comemoração dessa data é de grande importância. “A nossa intenção é valorizar os que já atuam e fomentar nos que não atuam, a possibilidade de prestigiarem, conhecerem e propagarem a cultura teatral, que tem grande importância na história mais recente do Brasil”.