No Dia Nacional da Vacinação, Saúde enfatiza a importância de manter as cadernetas de vacina atualizadas como medida preventiva

Foto: Lucas Macedo/FVS-RCP

No Dia Nacional da Imunização, nesta terça-feira (17/10), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), alerta para a importância da atualização da caderneta vacinal para a prevenção de doenças imunopreveníveis, isto é, aquelas em que é possível se prevenir por meio de imunizantes.

O objetivo de ser destacada com data alusiva nacionalmente é chamar a atenção para a importância das vacinas, tanto para o indivíduo como para a saúde coletiva de forma que, quanto mais pessoas de uma comunidade estiverem protegidas, menor é a chance de uma doença se propagar.

O secretário de estado de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, alerta para a importância da vacinação. “A melhor maneira de se fazer medicina é atuar na prevenção e não existe uma estratégia tão efetiva para a prevenção de doenças do que a vacina. Então, é muito importante que todos procurem atualizar a carteirinha vacinal, porque, com certeza, a vacina salva vidas”, ressaltou o secretário.

No Amazonas, o monitoramento das vacinações executadas pelos municípios é realizado pela coordenação estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI) na Gerência de Imunização (GEIM) do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Os dados são analisados anualmente em menores de 2 anos. Em 2022, as vacinas mais aplicadas no estado foram: Pneumocócica 10 valente (65.644 doses), Meningocócica C Conjugada (60.836 doses); Tríplice viral (59.658 doses); e Pentavalente (59.467 doses).

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça que promover a importância da vacinação, no dia 17 de outubro, é estratégico já que a vacina tem relevância histórica na redução de ocorrência de doenças graves, como caxumba, gripe, poliomielite, rubéola, sarampo e tétano.

“As vacinas foram descobertas há mais de 200 anos e a produção dos imunizantes teve grande avanço no decorrer dos anos. Lembramos que os pais levem os filhos para vacinar e adultos também mantenham a caderneta de vacinação atualizada. Esse é um apelo que a saúde realiza já que vacinar é um ato de amor”, afirma a diretora Tatyana.

Programa Nacional de Imunizações

Fortalecendo o acesso gratuito às vacinas no país, o PNI, programa do Ministério da Saúde, completou 50 anos de atuação em 2023. O programa é o mais antigo do Ministério da Saúde e também o mais exitoso do Brasil.

A estratégia foi criada em 1973 e durante essas cinco décadas de implantação no país, tem desempenhado um papel na redução da mortalidade e na promoção de uma maior atenção à saúde, prevenção e controle de doenças imunopreviníveis.

No estado, o PNI possibilita que os imunizantes sejam levados a toda população com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais de cada cidade, por mais distante que esteja.