No mês de Conscientização dos Direitos Humanos, Governo do AM promove ações para idosos

Em dezembro, mês de Conscientização dos Direitos Humanos, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizará ações voltadas para os idosos, com atividades como rodas de conversa e distribuição de material informativo sobre a aceitação do envelhecimento, a importância da família e prevenção contra HIV em idosos.

Segundo a titular da Sejusc, Caroline Braz, a programação começa no dia 4, das 8h às 12h, com uma palestra “A Vulnerabilidade da Pessoa Idosa ao HIV/AIDS” e entrega de preservativos para pessoas da terceira idade do Grupo Santuário da Vida, na zona leste de Manaus.

“Identificamos a necessidade de trabalhar a prevenção principalmente porque, segundo dados do Ministério da Saúde, o índice de idosos portadores do HIV aumentou em 103% e até 2030 deve aumentar ainda mais o quantitativo”, comentou a secretária.

Homenagem – No dia 10, Dia Internacional dos Direitos Humanos, será realizada uma homenagem, com entrega de certificados e placas, aos órgãos parceiros da rede de proteção do Estado, como Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Delegacia Especializada de Crime Contra Idoso (Decci), Fundação Doutor Thomas, Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e Conselho Estadual do Idoso (CEI).

“Foi um ano de muitas lutas, desafios e, graças à atuação de órgãos parceiros, conseguimos avançar na nossa política do idoso. Então, é uma forma de agradecer esse apoio tão importante”, afirma a titular da Sejusc. “Com as ações, buscamos sensibilizar a comunidade no diálogo sobre temas de direito à saúde, à acessibilidade e chamar a atenção quanto ao papel da família, do Estado e da sociedade na garantia desses direitos”.

Rodas de conversa – No Dia da Família, celebrado em 12 de dezembro, das 9h às 12h, acontecerá, na sede do Centro Integrado de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cipid), na rua do Comércio, s/nº, bairro Parque Dez, zona centro-sul, a roda de conversa com o tema “Aceitação do Envelhecimento: a Importância da Família” e um café da manhã para o público da Terceira Idade em atendimento no local.

Penitenciária – No dia 13, das 8h às 12h, uma equipe multidisciplinar da Sejusc realizará uma visita técnica ao Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), para fazer um diagnóstico sobre a garantia dos direitos da pessoa idosa e acompanhar os internos que estão cumprindo pena no local.

Cipid – A Sejusc dispõe de um Centro Integrado de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cipid), localizado no anexo à Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso, na rua do Comércio, s/nº, bairro Parque Dez, zona centro-sul.

De janeiro a outubro deste ano, 1.980 idosos foram atendidos e tiveram encaminhamento para as medidas de proteção e garantia de direitos. O mês com mais atendimentos foi janeiro, com 227 casos, sendo a maioria de mulheres. Neste período, a ocorrência mais registrada foi de intimidação e perturbação. Em seguida, os maiores índices foram dos meses de agosto, com 225, e abril, com 197 atendimentos.