Nome do vice sai em almoço entre prefeito e governador, na terça-feira (02/08)

Foto: Divulgação

O prefeito David Almeida não entregou ao governador Wilson Lima, na noite desta segunda (01/08), como havia prometido, o nome do candidato a vice-governador. Wilson retornou de Brasília, agora à noite, por volta das 21h00, e os dois marcaram um almoço, amanhã (02/08), para finalizar o assunto.

A decisão foi tomada pela manhã, quando o prefeito reuniu todos os candidatos à vaga de vice: o vice-prefeito Marcos Rotta e os ex-secretários Shadia Fraxe (Saúde), Sabbá Reis (Limpeza) e Tadeu de Souza (Casa Civil).

A ideia de David era fazer o anúncio no dia do aniversário da mãe, falecida na pandemia de Covid-19, ocorrido domingo (31/07), mas acabou adiando. E talvez o anúncio não seja feito no almoço. À noite, nesta terça, o governador tem um encontro com lideranças, em torno da campanha. Aí talvez seja o local ideal para o anúncio.

Bolsonaro interfere

O presidente Jair Bolsonaro, sabendo que a decisão seria anunciada hoje, chamou a Brasília o governador Wilson Lima. Queria firmar acordo para indicar o candidato ao Senado na chapa, que seria o coronel da reserva do Exército Alfredo Menezes. Wilson voltou sem falar qual o resultado do encontro.

Bolsonaro entrou na alça de mira do prefeito de Manaus, logo cedo, por conta da mudança no Imposto sobre Produtos Importados (IPI). O presidente, segundo ele, está “tratando com chicote” o povo de Manaus, onde recebeu 65% dos votos para a Presidência da República.

David, por outro lado, além de indicar o vice, também está apoiando para o Senado o ex-vereador Chico Preto. E anda às turras com Menezes, que não perdoa por defender o fim da Zona Franca.

Governador e prefeito estão participando do maior programa de asfalto que Manaus já recebeu. Os dois prometem asfaltar 10 mil ruas na capital. O dinheiro é do Governo do Estado e a execução da Prefeitura. O governador repassou, em convênios, R$ 2 bilhões para a administração municipal. É quase 50% do orçamento. Isso possibilitou folga financeira considerável e a execução de de obras como o Mirante Encontro das Águas, do arquiteto Oscar Niemeyer.(Portal Marcos Santos)