Operação da Polícia Civil AM, prende suspeitos de homicídios violentos, em Manaus

Delegado Charles Araujo(DEHS)/FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM

Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (19/08), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio das equipes de investigação da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), deflagrou ação policial, que culminou nas prisões de três indivíduos envolvidos em homicídios violentos ocorridos em Manaus.

Todas as prisões ocorreram na zona leste da capital. Um deles foi identificado como Paulo Henrique Pinheiro Ramos, de 37 anos, conhecido como “Pinduca”, os outros dois não tiveram as identidades reveladas para não atrapalhar o andamento das investigações.

De acordo com o delegado Charles Araújo, titular da DEHS, Paulo Henrique é apontado como líder de um grupo criminoso que atua no bairro Petrópolis, zona sul. Ele é o suposto mandante do homicídio de Elcir Mário Ferreira, que tinha 46 anos, ocorrido na madrugada do dia 8 de junho deste ano, no beco Tapajós, bairro Petrópolis.

“Na ocasião do crime, a vítima estava indo até uma padaria, quando os infratores chegaram em uma motocicleta e efetuaram disparos de arma de fogo contra ele. Segundo as investigações, os indivíduos acreditavam que Elcir realizava denúncias das atividades ilícitas praticadas pelo grupo criminoso”, explicou o delegado.

As investigações apontaram também que os infratores passaram a desconfiar ainda mais que a vítima os denunciava após a prisão de alguns integrantes daquele grupo, no dia 5 de fevereiro deste ano. Na ocasião, foram presos pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) com diversas armas de fogo e drogas.

Ainda no decorrer da ação, outro homem, que não teve a identidade revelada, foi preso pelo homicídio de Rosiane Ferreira Barros, que tinha 43 anos e era servidora da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O crime ocorreu no dia 2 de julho deste ano, na estrada do Puraquequara, zona leste.

“O corpo da vítima foi encontrado com as mãos amarradas e vestido apenas com a parte de cima da roupa, e também apresentava um ferimento na parte de trás da cabeça. Ela foi, provavelmente, espancada e morta com objeto contundente. Se houve violência sexual não temos como comprovar no momento, estamos no aguardo de outros laudos, porém, o principal suspeito desse crime está preso”, disse a adjunta da DEHS, delegada Marília Campello.

O terceiro homem que foi preso pelas equipes da especializada durante a operação é suspeito do homicídio do cabeleireiro Joaquim Ramos dos Santos, que tinha 61 anos. Ele foi assassinado na frente da própria irmã, com cerca de 12 facadas. O crime ocorreu no dia 22 de junho deste ano, no salão em que ele trabalhava, no bairro São José Operário, também na zona leste.

“Para esse caso estamos tentando identificar outros envolvidos, que possivelmente seriam os comparsas do infrator. Nós temos duas linhas de investigação para esse crime; a de um roubo que não deu certo, ou um crime que havia sido premeditado, por conta de pessoas que teriam envolvimento afetivo com a vítima”, explicou a delegada.

Procedimentos – O trio foi conduzido à unidade policial e irá responder por homicídio. Após os procedimentos na sede da DEHS, eles serão encaminhados à Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde ficarão à disposição da Justiça.