A Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) apresentará obras de compositores russos no Palácio da Justiça. O concerto “Mosaico Russo” será realizado na terça-feira (27), às 19h00, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, namavenida Sete de Setembro, 1546, Centro. O evento gratuito é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e as vagas para prestigiar já foram preenchidas pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).
O Palácio Rio Negro dispôs de um número reduzido de vagas para o concerto e adotou os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19, com totens de álcool em gel e aferição de temperatura na entrada do espaço. O uso de máscara será obrigatório para quem for ao evento.
O concerto terá 45 minutos e vai contar com 12 músicos da OCA e, pela primeira vez, interpretará obras dos compositores Aleksandr Glazunov, Theodore Akimenko, Vasily Kalinnikov e Anton Arensky. O regente titular da orquestra, maestro Marcelo de Jesus, destaca que os compositores são dos períodos romantismo e pós-romantismo russo.
“Este é um concerto de estreia da OCA, nenhuma dessas obras foi apresentada anteriormente e, por isso, reservamos duas semanas para ensaios”, diz. “A escolha destes nomes tem a proposta de, como diz o título do concerto, criar um mosaico sobre esse período da música russa. Como muitos de nossos integrantes têm origem russa e do leste europeu, é um repertório natural para eles”, comenta o maestro.
Ainda segundo Marcelo de Jesus, o concerto terá uma segunda apresentação no Teatro Amazonas, em breve. “Neste primeiro evento, atendemos um público mais reduzido no Palácio Rio Negro e no Teatro, já teremos uma apresentação mais amadurecida para um público maior”, explica.