Outubro Rosa: FVS-RCP realiza palestra sobre a prevenção ao câncer de mama em instituição filantrópica em Manaus

Foto: Lucas Macedo/FVS-RCP

Orientações visam alertar mulheres sobre a importância do autoexame das mamas…

Fortalecendo as ações da campanha Outubro Rosa, a Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta segunda-feira (16/10), uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama para mulheres na Fundação Fé e Alegria, no bairro Grande Vitória, na zona leste de Manaus.

A atividade é uma iniciativa da Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GVDNT) do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) na FVS-RCP e tem o objetivo de instruir sobre a importância do autoexame das mamas, a identificação dos sintomas que podem indicar a doença, além do tratamento do câncer. O público da palestra foram mulheres parentes de crianças que são assistidas pela instituição na comunidade.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a iniciativa faz parte da atuação da Vigilância em Saúde na prevenção a doenças não transmissíveis e na disseminação de informações de promoção a práticas saudáveis, visando um futuro com menos casos de câncer de mama.

“Essas iniciativas não apenas educam a população sobre a importância de detecção precoce e autocuidado, mas também incentivam a busca por exames regulares, promovendo a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama”, ressalta Tatyana.

A palestrante e técnica da FVS-RCP, Ângela Cerdeira, destacou a importância de compartilhar as informações de prevenção ao câncer de mama com os comunitários. “Das 50 mulheres presentes na atividade, apenas três tinham feito o exame clínico. Por isso, o diálogo de forma clara e objetiva gera um efeito positivo sobre a conscientização do diagnóstico precoce”, destacou Ângela.

Para a coordenadora da Fundação Fé e Alegria, uma instituição católica da Companhia de Jesus, Irmã Maria Cleide Nascimento, a iniciativa é também importante para que a informação possa ser compartilhada com os integrantes do convívio social das mulheres.

“Além do atendimento socioassistencial, esse trabalho sobre outubro Rosa é de suma importância para instruir e conhecer mais o que envolve a saúde da mulher. E que elas possam levar esse conhecimento trazido pela FVS-RCP para a extensão do convívio social delas”, disse Maria.

Outubro rosa

A campanha Outubro Rosa é realizada anualmente para compartilhar e promover a conscientização sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer de colo de útero.