Na tarde deste domingo, Palmeiras e São Paulo entram em campo em clássico válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida acontece no Allianz Parque, na capital paulista, e a bola rola a partir das 16 horas (de Brasília).
Mandante da partida, o Palmeiras chega embalado para o confronto, com vantagem confortável na liderança do Brasileirão. Com 67 pontos, a equipe de Abel Ferreira está a dez de distância para o vice-líder Internacional, e tenta bater o rival para continuar firme na sua caminhada rumo ao título.
A comissão técnica portuguesa passou a semana para encontrar o substituto de Rony no comando do ataque, já que o camisa 10 recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Atlético-GO, na rodada passada, e cumpre suspensão no Choque-Rei. Sem o artilheiro da equipe na temporada, com 21 gols, o Verdão tem Merentiel, Rafael Navarro, José López e o garoto Endrick como opções.
Além de Rony, o Palmeiras não conta mais uma vez com o volante Jailson (lesão no joelho direito) e o meia Raphael Veiga (artroscopia no tornozelo direito). Ambos seguem sob cuidados do Departamento de Saúde e Performance. Por outro lado, a equipe tem o retorno do meio-campista Atuesta, que cumpriu suspensão na última rodada.
Pelo lado do São Paulo o time deverá contar com algumas mudanças. Isso porque Léo foi expulso no último domingo, contra o Botafogo, e Rafinha recebeu seu terceiro cartão amarelo. Portanto, ambos terão de cumprir suspensão automática no clássico contra o Palmeiras.
Além de Léo e Rafinha ausentes, Diego Costa seguirá como desfalque para o técnico Rogério Ceni. O zagueiro não treinou com o restante do elenco nesta semana, se limitando a tratamento no Reffis por causa de uma tendinite no joelho direito. O último jogo do capitão do São Paulo foi a final da Copa Sul-Americana contra o Independiente Del Valle. Quem também não entrará em campo é o meia-atacante Alisson, que, com dores musculares na coxa direita, não treinou com o restante do elenco neste sábado.
Sem três de suas opções para armar a zaga, Rogério Ceni pode ser obrigado a abrir mão do esquema com três zagueiros, já que sobraram apenas Nahuel Ferraresi, Miranda, Luizão e o ainda inexperiente Lucas Beraldo como alternativas para o setor.
Ainda sonhando com uma vaga na próxima Libertadores, o São Paulo vê o Choque-Rei deste domingo como a chance perfeita para iniciar uma volta por cima nesta reta final de temporada após a perda do título da Sul-Americana. Entretanto, a tarefa não será nada fácil, uma vez que o Palmeiras, líder isolado do Campeonato Brasileiro, vem embalado e em contagem regressiva para levantar mais um troféu.
Esse será o sétimo confronto entre Palmeiras e São Paulo neste ano. As equipes se enfrentaram três vezes no Campeonato Paulista, disputando, inclusive, a final do torneio, duas vezes na Copa do Brasil e uma vez no Campeonato Brasileiro. São quatro vitórias do Verdão nos Choques-Reis desta temporada, contra apenas duas do Tricolor.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X SÃO PAULO
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Data: 16 de outubro de 2022, domingo
Horário: 15h00 (de Manaus)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Daiane Caroline dos Santos (FIFA-SP)
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Mayke, Dudu e Merentiel (Rafael Navarro).
Técnico: Abel Ferreira.
SÃO PAULO: Felipe Alves; Igor Vinícius, Ferraresi, Miranda e Reinaldo; Pablo Maia, Nestor, Igor Gomes e Patrick; Luciano e Calleri.
Técnico: Rogério Ceni.
Fonte: Gazeta Esportiva