Parintins/2023: Informe epidemiológico divulga monitoramento de Saúde da Festa dos Visitantes

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), passa a divulgar informes epidemiológicos com o monitoramento de evento de massa do 56º Festival Folclórico de Parintins. O primeiro informe, divulgado nesta sexta-feira (30/06), contém o monitoramento da Festa dos Visitantes, realizado na quinta-feira (29/06).

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que o monitoramento cumpre o plano operacional da Vigilância em Saúde para fornecer subsídios de implementação de medidas de saúde pública no território local, neste maior evento de massa do estado. “Entre as atividades executadas na cidade, uma delas, é o processo contínuo e sistemático, a coleta, a consolidação, a análise de dados e a disseminação de informações no planejamento, execução e avaliação dos eventos de massa”, afirma.

Festa dos Visitantes

Foram 3 notificações, em 24 horas, sendo as 3 no Hospital Regional Dr. Jofre Matos Cohen. Os sinais e sintomas apresentados pelos pacientes foram dor de cabeça (33%), falta de ar (33%), mal-estar (33%), náuseas (33%) e vômito (33%). As hipóteses diagnósticas foram: asma (33%), Gastroenterocolite Aguda (GECA) (33%) e Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) (33%).

Perfil dos pacientes

Das 3 notificações realizadas, 2 são turistas nacionais e 1 é morador local. Ainda das 3 pessoas atendidas, são 1 do sexo masculino e 2 do sexo feminino. Foram 1 com idade entre 15 a 24 anos, 1 da faixa etária de 35 a 44 anos e 1 de 45 a 54 anos. Do total de notificações, 1 pessoa reside no Distrito Federal e 2 pessoas no Amazonas, sendo 1 em Manaus e 1 em Parintins.

Ações preventivas

No fim da tarde de quinta-feira (29/06), especificamente das ações de vigilância sanitária: foram orientados 15 serviços de alimentação, 110 comerciantes ambulantes, foram apreendidos 20 quilos de alimento impróprio para consumo. Na prevenção da saúde sexual, foram distribuídos 3.768 preservativos e 350 materiais de educação em saúde preventiva ao HIV/Aids e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

Nas ações preventivas à violência sexual contra crianças e adolescentes, foram realizadas 2 reuniões estratégicas, 2 notificações de violência contra a mulher, 4 orientações a estabelecimentos e distribuição de 500 materiais de educação em saúde. Foram, ainda, realizadas orientações preventivas da saúde do trabalhador, incluindo a distribuição de 35 materiais de educação em saúde.

Monitoramento

O monitoramento é realizado pela FVS-RCP com base em dados coletados em serviços de saúde, que funcionam como porta de entrada durante o festival: Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Bumbódromo, Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial, UBS Irmão Francisco Galliani, Hospital Jofre Cohen e Hospital Padre Colombo.

Os dados também são fruto de ações realizadas pela equipe da fundação em conjunto com a Vigilância em Saúde de Parintins, envolvendo visitas de orientação sanitária, ações de prevenção à HIV/Aids e demais IST’s, orientações preventivas à violência sexual contra crianças e adolescentes, além de testagens de detecção de Covid-19, vacinação contra Covid-19 e Influenza.