O presidente do boi Garantido, Antônio Andrade Barbosa, e a vice-presidente, Ida Silva, foram afastados do mandato na noite desta sexta-feira, 23. Quem assumiu a presidência é o atual diretor administrativo Adson Silveira Buretama.
As notícias circularam nas redes sociais e na Cidade Garantido, por volta de 11h da noite, no mesmo momento em que Andrade participava do terceiro ensaio técnico do bumbá na Cidade Garantido. Vários torcedores registraram a presença de Andrade.
A autora do pedido de afastamento ao Conselho de Ética foi a vice-presidente do Movimento Amigos do Garantido, Ana Lúcia de Holanda. Esta semana os Conselhos Fiscal e de Ética do Garantido também apresentaram representação no Ministério Público pedindo o destituição de Andrade.
Na noite desta sexta, o Conselho de Ética acatou o pedido em votação que destitui dos cargos o presidente e a vice-presidente por infração ao artigo 36, VI c/c, artigos 60 e 61 do Estatuto da Associação Folclórica.
A notificação entregue a Antônio Andrade foi assinada pelo presidente do Conselho de Ética, Gerson de Olivera Rodrigues.
Decisão
A decisão dos conselheiros veio após as ameaças do presidente do Garantido de não levar o bumbá para a disputa na arena do Bumbódromo, caso o governo do Estado não fizesse o repasse de R$ 2 milhões. As ameaças foram feitas por meio de uma carta assinada por Andrade e endereçada ao Governo do Estado, Prefeitura de Parintins e Maná Produções.
Uma das condições do governador para ajudar financeiramente o Garantido seria a saída de Antônio Andrade. Uma personagem chamou a atenção no momento que o ensaio acontecia e os bastidores estavam agitados.
A empresária Ana Paula Perrone adentrou a Cidade Garantido levando uma bolsa que chamou a atenção pelo tamanho e pela presença de seguranças e do diretor administrativo, Adson Silveira. Por hierarquia e no caso de vacância, é Adson quem assume a presidência faltando menos de uma semana para a disputa do Festival Folclórico
Texto: Peta Cid Especial para o Portal Marcos Santos/LR Notícias