Durante ação policial deflagrada na tarde de sábado (24), no bairro São José Operário, zona leste de Manaus, a equipe de investigação da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), coordenada pelos delegados Guilherme Torres e Demetrius Queiroz, respectivamente, titular e adjunto da especializada, prendeu, em flagrante, Edmar Souza dos Santos, de 24; Ediney Fernandes Colares, de 22; Edvan Alves Ribeiro, de 25; Joelson Silva Lopes, de 21 e Jonielves Araújo Pereira de 31 anos, por furto qualificado de fios de cobre.
De acordo com o delegado Guilherme Torres, os cabos de telefonia são compostos de 90% de cobre, o que atrai a atenção de infratores. Segundo o delegado, desde o mês de janeiro deste ano, as equipes da DERFD intensificaram as investigações de combate a esse tipo de prática ilícita, que já gerou um prejuízo estimado em R$ 500 mil às operadoras de telefonia.
“Os cinco infratores foram presos pelas equipes da DERFD após furtarem aproximadamente 90 metros de cabos na rua Cartola, segunda etapa do bairro São José Operário, pertencente a uma empresa de telefonia. De janeiro a agosto deste ano, já foram instaurados 26 Inquéritos Policiais (IP) e 40 pessoas foram presas pela DERFD pela autoria desse tipo de delito”, destacou Torres.
Flagrante – Edmar, Ediney, Edvan, Joelson e Jonielves foram autuados em flagrante por furto qualificado. Ao término dos procedimentos cabíveis no prédio da DERFD, o grupo foi levado para audiência de custódia, no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona sul de Manaus.