PcDs: Pessoas com deficiência recebem cilindros de oxigênio após doação de empresa para a Sejusc

FOTO: Divulgação/Sejusc

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), recebeu, na manhã desta sexta-feira (15/01), a doação de cinco cilindros de oxigênio, com 10m3 cada, que foram repassados a famílias de pessoas com deficiência que recebem atendimento em domicílio.

A carga de oxigênio foi doada pela Nitron da Amazônia. De acordo com a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, a empresa Nitron da Amazônia fará a recarga de oxigênio às famílias com PcDs até que a situação no Estado normalize.

“Nós tínhamos algumas famílias de PcDs que estavam com as suas balas de oxigênio terminando. Como a White Martins [empresa contratada pelo Governo] não está tendo como repor esse oxigênio, nós conseguimos pela Nitron, por meio do senhor Eduardo Soares, a recarga”, disse.

A secretária ainda afirmou que a expectativa é que a White Martins receba, nos próximos dias, uma nova recarga de oxigênio, podendo voltar assistir às pessoas com deficiência. “Esse momento é emergencial, não podemos perder vidas. Essa doação foi essencial, pois, só hoje, conseguimos salvar 15 vidas”, destaca.

À frente da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc, Lêda Maia, agradeceu a doação feita pela empresa e reforçou os cuidados da pasta com o público atendido.

“Essas cargas foram repassadas às famílias que fazem o uso de oxigênio em casa. Por conta desse momento que estamos passando, essas pessoas ficaram desassistidas pela outra empresa que fornece oxigênio, que não está conseguindo atender a demanda do nosso Estado atualmente. Provavelmente essas crianças não passariam desta madrugada, não conseguiriam chegar pela manhã, pois fazem o uso contínuo desse oxigênio”, destaca.

Ajuda bem-vinda – Empresas que queiram fazer doações de cilindros de oxigênio para os públicos em vulnerabilidade social atendidos pela Sejusc podem entrar em contato por meio do número (92) 98500-6270.