Peixes comercializados no Feirão do Pescado possuem boas práticas de manejo

FOTOS: Divulgação / ADS e Ruth Jucá / ADS

O Feirão do Pescado, realizado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) nos dias que antecedem à Pascoa, disponibiliza peixes frescos, saudáveis e saborosos ao público amazonense. Os produtos comercializados são oriundos de piscicultores do estado que possuem boas práticas de manejo, direcionados ao longo do ano por técnicos da ADS. As espécies que serão comercializadas são: tambaqui, matrixã e pirarucu.

O engenheiro de pesca da ADS, Aprígio Mota, explica sobre as técnicas de boas práticas de manejo e sobre a garantia alimentar que os consumidores terão em adquirir os produtos em um dos três pontos de vendas disponibilizado pelo Governo do Estado, nos dias 05,06 e 07 de abril.

“Para garantir uma boa aquisição, preservar a saúde e a segurança alimentar dos nossos consumidores, nós disponibilizamos produtos com boas práticas de manejo, que são condições e estratégias que o produtor trabalha na sua piscicultura e, que garante a qualidade dos peixes, eliminado a inserção de produtos inadequados para a produção do alimento” explicou.

“Os piscicultores que fornecem seus peixes ao Feirão do Pescado têm boas práticas e quem certifica isso são os técnicos da ADS ao longo do ano”, garantiu o engenheiro de pesca que participa do acompanhamento técnico dos piscicultores no Amazonas.

Segundo Aprígio, todos os peixes têm características diferentes de acordo com sua constituição, mas todos, sem exceção, possuem vitaminas e nutrientes. Todas as espécies disponibilizadas na iniciativa do governo são ótimas opções para o consumo.

“Os peixes auxiliam no emagrecimento porque a proteína é de altíssima qualidade como é o caso do tambaqui, que não promove o acúmulo de gordura. Retarda o envelhecimento, justamente porque essa proteína ajuda nos processos de renovação celular, causando uma pele mais bonita. Tem lipídio por meio do Ômega3, combate os radicais livres relacionados a doenças cardiovasculares, com o ômega6 e têm vitaminas C e E”, afirma

Feirão do pescado

O feirão será realizado na Arena Amadeu Teixeira, na zona centro-sul; no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, na zona norte; e no Centro Cultural Povos da Amazônia, na zona sul. Durante os dois primeiros dias (quarta e quinta-feira), a população poderá adquirir o pescado das 07h30 às 18h30. Na sexta-feira, feriado religioso, a venda acontecerá das 07h30 às 12h00.

Feiras da ADS

As feiras realizadas na quarta-feira (05/04), no estacionamento do Shopping Ponta Negra, das 15h00 às 19h00, e na quinta-feira (06/04), no Shopping Manaus Plaza e na Praça de Alimentação do Dom Pedro, das 14h00 às 19h00, ocorrerão normalmente.

Já no sábado (08/03) e domingo de Páscoa (09/03) não serão realizadas as edições das feiras da ADS no Centro Cultural do Povos da Amazônia, no Comando Geral da Polícia Militar, Centro de Convivência Padre Pedro Vignola e na praia do Complexo Turístico da Ponta Negra.