Pesquisa Ipec aponta empate técnico no segundo turno , disputado entre Amazonino e Wilson Lima

Pesquisa IPEC: Wilson e Amazonino/Empate Técnico no segundo turno/Foto: Reprodução

Pesquisa do Ipec encomendada pela Rede Amazônica, divulgada nesta quinta-feira (29), mostra a corrida eleitoral para o cargo de governador do Amazonas em votos validos aponta para um segundo turno entre os candidatos Wilson Lima (UB) e Amazonino Mendes (CD), quando ambos, tecnicamente empatados na margem de erro, vão disputar voto a voto.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

No primeiro turno, Lima lidera com 38% das intenções, seguido por Amazonino Mendes, com 28%. A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro em 20 cidades amazonenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) com o número BR-08577/2022.

No segundo turno, Wilson Lima aparece com 48% das intenções contra 42% de Amazonino. Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais, Wilson varia de 45% a 51%. Amazonino, de 39% a 45%, número que apontam um empate técnico no limite da margem de erro. Não sabem ou preferem não opinar são 2%.

No segundo turno, Amazonino, que tinha apenas 50 segundos no programa eleitoral e duas inserções de 30 segundos por dia, vai ter bem mais tempo para fazer sua campanha e expor os problemas da gestão de Wilson Lima. Vai ter metade do tempo no programa principal e também metade das inserções, o que deverá melhorar o seu desempenho nas pesquisas.