A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberou, na manhã de hoje, terça-feira (02/04), o Projeto de Lei 048/2019, de autoria do vereador Diego Afonso(PDT), que propõe a afixação de placas com informações dos itinerários das linhas de ônibus em braile, nos pontos de parada e terminais do sistema de transporte coletivo de Manaus.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão.
Diego Afonso explica que projeto pretende tornar mais fácil o deslocamento de pessoas com deficiência visual que utilizam o transporte coletivo na cidade de Manaus.
Segundo ele, os passageiros que dependem do transporte público em Manaus, não dispõem de informações sobre o itinerário das linhas de ônibus nas paradas e terminais. Elas precisam contar com a colaboração de outras pessoas para saber informações sobre o itinerário das linhas. “Essa situação é ainda pior para as pessoas com deficiência visual”, finaliza.
Abril Marrom
Os parlamentares também deliberaram o Projeto de Lei 051/2019, de autoria do vereador Coronel Gilvandro Mota (PTC), que institui o Abril Marrom, como mês de prevenção e combate à cegueira em Manaus.
O objetivo é divulgar as doenças oculares comuns que podem levar à cegueira e estimular a população a adotar medidas preventivas relacionadas à essas doenças. Os assuntos serão massificados através de campanhas educativas, palestras e seminários. Também deverão ser ofertados, gratuitamente, os exames oftalmológicos para detecção precoce de doenças que evoluem para a cegueira.
Os PLs seguiram para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).