PL que institui coleta seletiva de lixo eletrônico em Manaus, segue para sanção do prefeito municipal

VEREADOR JAILDO DOS RODOVIARIOS (PCdoB) DISCURSANDO NO PLENARIO DA CMM. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

O Projeto de Lei que institui que a coleta seletiva de lixo eletrônico, como computadores celulares, tablets, eletrodomésticos, sejam descartados corretamente foi aprovado nesta segunda-feira (26) na Câmara Municipal de Manaus e segue para a sanção do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

O autor do projeto de lei, vereador Jaildo dos Rodoviários (PCdoB), explica que o projeto de lei tem a intenção de conscientizar a população sobre os riscos que o descarte incorreto desse material pode causar ao meio ambiente e à saúde, além de incentivar a prática correta quanto ao descarte de lixo eletrônico.

“Sabemos que as pessoas não têm onde descartar esse lixo, então a Prefeitura vai ter providenciar através da Secretaria de Meio Ambiente, para fazer esse recolhimento nos bairros e incentivar a população a não jogar esse lixo nos igarapés ou nas ruas”, esclarece o parlamentar.

Na prática serão fixadas placas informando as datas e locais específicos para que as pessoas possam levar seus equipamentos para descarte. O recolhimento será feito trimestralmente, com penalização para quem descartar em locais fora dos indicados, como beiras de estrada, terrenos baldios ou calçadas.

Os metais utilizados na fabricação desses materiais podem liberar substâncias que causam problemas renais, respiratórios e até câncer. Mercúrio, chumbo, PVC e Arsênio são alguns dos metais presentes em computadores, celulares, televisões e baterias, alguns desses podem até mesmo afetar o sistema nervoso.