PL que propõe a criação da Semana do Lixo Zero em Manaus segue para Comissão de Finanças da CMMfeo

Vereador Prof Fransuá, autor da propositura/Foto>Robervaldo Rocha

O projeto de lei (PL), que propõe a criação da Semana do Lixo Zero na cidade de Manaus, recebeu o parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). O parecer foi aprovado em plenário na reunião ordinária de hoje, segunda-feira (21), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A proposta é de autoria do vereador professor Fransuá (PV) e foi encaminhada para análise na Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (Cfeo).

Segundo Fransuá o objetivo do projeto é melhorar a limpeza e dar a destinação correta aos resíduos produzidos na cidade. Ele disse, que serão realizadas palestras, fóruns, seminários e eventos em geral sobre a temática além de ações coletivas de limpeza em espaços públicos do município.

De acordo com o vereador professor Fransuá o reaproveitamento de resíduos orgânicos é um grande desafio para a cidade. Ele disse que a intenção é promover o máximo de reaproveitamento e o correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos. “Acredito que a gestão de resíduos sólidos na nossa cidade é algo que deve ser discutido com a maior profundidade e importância, se agente for citar um dos problemas que é o lixo plástico, a poluição plástica é o grande vilão hoje no mundo inteiro. O Canadá, em 2021, vai banir qualquer produto plástico de uso único e vários países estão caminhando na mesma direção”, alerta.

A proposta ganhou grande repercussão e os vereadores Chico Preto (PMN), Raulzinho (Dem), Claúdio Proença (PL) William Abreu (PMN) e Dante (Psdb), que parabenizaram o vereador Fransuá pelo projeto de lei e deram suas contribuições.

O vereador Raulzinho pediu a Fransuá autorização para subscrever o PL e em seguida ressaltou sobre a importância do projeto para a cidade de Manaus. “Esse projeto vai servir para divulgar, conscientizar as pessoas que descartem o lixo nos lugares incorretos. Eu também estou fazendo um trabalho voltado para a questão da preservação do meio ambiente, assim como o vereador Fransuá vem fazendo. É uma honra subscrever tal projeto”, salienta.

Na mesma linha, o vereador Cláudio Proença também parabenizou o autor do projeto e disse, que as questões ambientais são preocupantes para a sociedade e o mundo. Segundo ele, o poder público faz os investimentos necessários nas questões ambientais, mas falta conscientização do povo, que negligencia os sérios danos que tais ações podem causar à biodiversidade e ao homem. “É comum o descarte de lixo em locais impróprios, como igarapés, rios e córregos”, destaca.

O vereador Cláudio Proença, também pediu que a Prefeitura de Manaus faça uma distribuição de folders para conscientizar a população sobre os problemas provocados pelo descarte incorreto do lixo. “A falta de consciência das pessoas que moram na beira dos igarapés e que descartam geladeira, fogões, garrafas pets, são as mesmas pessoas que sofrem as conseqüências e depois culpam o poder público”, alerta.