Polícia Civil do AM esclarece atuação das delegacias especializadas em crimes contra a mulher no interior

Delegada Roberta Merly, de Manacapuru/FOTO: Divulgação/PC-AM

Os crimes mais recorrentes, no âmbito doméstico, são os delitos de ameaça e lesão corporal…

Mesmo com as Delegacias Especializadas em Crimes Contra Mulher (DECCM) na capital do Amazonas e seu papel crucial de realizar prevenção, proteção e investigação dos atos criminais contra as mulheres, as Delegacias Especializadas de Polícia (DEPs) nos municípios do interior também apresentam o dever de atender, apurar os casos e amparar as vítimas.

De acordo com a delegada Roberta Merly, titular da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus, a importância das unidades especializadas se inicia pelo atendimento às mulheres fragilizadas pelos crimes que sofrem. É dever de qualquer delegacia, atender a vítima no município onde ela mora.

“O atendimento é considerado de suma importância na DEP. A sua finalidade é conceder um acolhimento humanizado e o tratamento mais diferenciado, porque as vítimas chegam à unidade muito abaladas devido aos atos criminais que sofrem”, ressalta a delegada.

Ainda segundo a titular, os crimes mais recorrentes nos municípios do interior, no âmbito da violência doméstica, são os crimes de ameaça e lesão corporal.

“Quando a mulher sofre o ato criminal e vem à delegacia para denunciar, ela passa a ter um tratamento diferenciado e acolhedor. Depois de realizar oitiva, além do procedimento adequado, as vítimas são encaminhadas para o tratamento psicossocial”, esclarece a autoridade.

Conforme a delegada, as DEPs recebem, por meio de parceria com secretarias estaduais e municipais, profissionais das áreas de psicologia, assistência social e jurídica, que são encaminhados para trabalhar nos casos de acolhimento.

Após o atendimento com a vítima de violência doméstica, os procedimentos são instaurados e encaminhados ao Poder Judiciário, independentes se forem na Delegacia Especializada ou na Delegacia Interativa de Polícia (DIP). Mas, o atendimento das DEPs faz toda a diferença.

“Ocasionalmente, tem mulheres que retornam às unidades, depois de algum tempo, para agradecer e falar que conseguiram sair do ciclo da violência doméstica, após o tratamento humanizado, acolhedor e integrado. O trabalho da Polícia Civil do Amazonas vai além da instauração do inquérito policial, do cumprimento de mandados e prisões em flagrante, é uma função social grandiosa”, declara Merly.

Outras atribuições das DEPs

As Delegacias Especializadas de Polícia (DEPs) do interior, além de tratar de crimes contra a mulher, também atendem a delitos praticados contra menores, vítimas de violência, como abuso sexual, maus tratos e abandono de incapaz, e quando o menor é o infrator, além dos crimes praticados contra a pessoa idosa, como maus-tratos, violência patrimonial, entre outros.

“Em relação às crianças, os crimes sexuais são os mais cometidos contra as menores de idade. Conter uma equipe multidisciplinar é crucial para as unidades especializadas, como por exemplo, em algumas ocasiões, é necessário realizar uma escuta com uma criança, após ter sofrido abuso. Eventualmente ela não consegue falar o que aconteceu por conta do trauma. Então, é preciso ter um cuidado e acolhimento adequado para amparar a vítima”, finaliza a autoridade