Polícia Civil do AM prende autor de feminicídio de adolescente de 16 anos

FOTOS: Mayara Viana/PC-AM

A Polícia Civil do Amazonas, através das equipes da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) centro-sul, efetuou na sexta-feira (04/06), a prisão de um jovem de 18 anos, em cumprimento a mandado de prisão preventiva pelo feminicídio da própria companheira, a adolescente Safira Ferreira da Silva, que tinha 16 anos. O crime ocorreu na última terça (01/06), no bairro São José Operário, zona leste de Manaus.

Durante coletiva de imprensa realizada na sede da Especializada, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul, a delegada Débora Mafra, informou que o fato ocorreu na casa onde o casal morava, e a mãe da vítima só teve conhecimento do fato após familiares do infrator informarem via contato telefônico que o indivíduo havia cometido o crime. Na ocasião, ele ainda tentou socorrer Safira e a levou para o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio Pereira Machado, naquela mesma zona da cidade, mas a vítima não resistiu e foi a óbito.

“As investigações apontam que a vítima foi atingida por um tiro na região da cabeça e ficou com a bala alojada, além de uma das veias do coração ter sido atingida. Diante dos fatos, foi representado pelo mandado de prisão preventiva em nome dele, e a ordem judicial foi expedida na quinta-feira (03/06), pelo Plantão Criminal. Imediatamente iniciamos as diligências, e o jovem foi preso nesta sexta-feira (04/06), no prédio da unidade policial”, relatou a delegada.

Segundo Débora, durante depoimento, ele alegou que atirou acidentalmente em Safira e que a arma utilizada no crime pertencia a uma terceira, e ele estava apenas guardando-a. “O relacionamento do autor com a vítima durou cerca de oito meses, desde que ambos se conheceram por meio das redes sociais. Safira engravidou e teve seu primeiro filho. Ela havia se mudado para a casa da mãe do indivíduo, há cerca de um mês”, contou a titular da DECCM.

Procedimentos – O indivíduo irá responder por feminicídio no âmbito da Lei Maria da Penha. Ao término dos trâmites cabíveis, ele será levado para a Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde permanecerá à disposição da Justiça.